Garrett McNamara e onda da Nazaré nos “Óscares das Ondas Grandes”

0
610
A onda surfada em Novembro de 2011 na Praia do Norte continua a dar que falar (Foto POLVO/Jorge Leal & Wilson Ribeiro)

A onda que Garrett McNamara surfou na Praia do Norte, na Nazaré, no dia 1 de Novembro de 2011, coloca-o na corrida aos “Óscares das Ondas Grandes”. O surfista havaiano é um dos finalistas nos Global Big Wave Awards 2012, promovidos pela Billabong.
Assim que foi divulgado, o feito do ‘extreme waterman’ teve ecos nos quatro continentes, colocando as ondas da Nazaré em jornais e televisões de todo o mundo. Agora, a onda estimada de 90 pés (cerca de 30 metros) surfada no âmbito da expedição ZON North Canyon Show 2011 valeu-lhe a passagem à fase final dos prémios da Billabong, em várias categorias.
Na categoria de Maior Onda, o havaiano concorre contra o inglês Andrew Cotton e o italiano Ollie O’Flaherty, o basco Axi Muniain e o australiano Damien “Taco” Warr (com ondas surfadas em Mullaghmore Head, em Agiti e Outer Bommie). Já na categoria de Surfada do Ano, Garrett McNamara corre ao lado dos americanos Nathan Fletcher e Greg Long com ondas surfadas em Teahuppo (Tahiti) e Puerto Escondido (México) e dos australianos Ryan Hipwood em Cloudbreak (Fiji) e Jeff Rowley em Jaws (Maui), respectivamente. Os vencedores dos prémios vão ser revelados a 4 de maio no Grove Theater em Anaheim, Califórnia.
Garrett McNamara está desde 2010 a surfar na Praia do Norte, em busca das ondas gigantes provocadas pelo Canhão da Nazaré, que canaliza a ondulação do mar para aquela praia. A onda surfada em Novembro de 2011 é possivelmente a maior onde alguma vez surfada, e devidamente registada, num feito que pode ser visto em www.praiadonorte.com.pt.
O sucesso da passagem de McNamara pela Nazaré tem sido tanto que a autarquia decidiu manter a ligação ao surfista mesmo depois do North Canyon Show, que chega ao fim este ano.
Tal como noticiado pela Gazeta das Caldas no passado mês de Fevereiro, o ‘extreme waterman’  vai ser o embaixador de um projecto que vai muito além do desafio às ondas gigantes da Praia do Norte.
“Nesta segunda fase, iremos desenvolver um centro de certificação de resgate e salvamento no mar com entidades internacionais, um centro de treinos Town-in, um Museu de Ondas Grandes”, disse na altura o administrador da empresa municipal Nazaré Qualifica, Pedro Pisco, ao nosso jornal. O responsável acrescentou ainda que os objectivos desta parceria passam ainda por criar na vila piscatória um centro de interpretação do Canhão da Nazaré, num projecto que deverá contemplar tanto a vertente científica, como a de educação ambiental.
Para Pedro Pisco, “Garrett McNamara terá um papel muito importante em toda implementação deste projeto, dando à Nazaré toda a sua experiências na relação com o Mar, enquanto “Extreme Waterman’”.

Joana Fialho

jfialho@gazetadascaldas.pt