Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 21:43
- publicidade -
InícioPainelGoogle vai filmar a linha do Oeste com câmara de 3600

Google vai filmar a linha do Oeste com câmara de 3600

-

Captura-de-ecrã---2015-04-21,-23.07Na próxima semana uma composição da CP vai percorrer a linha do Oeste com uma câmara da Google que permite captar imagens de 360 graus, num conceito idêntico ao de Street View.
Trata-se de um projecto entre aquela empresa norte-americana e a CP e a Refer no qual são percorridas algumas linhas férreas com potencial interesse paisagístico e turístico.
Uma primeira experiência foi já feita na Suíça, numa linha dos Alpes que é considerada uma das mais bonitas do mundo e onde o utilizador pode ter uma perspectiva de 360 graus durante a viagem.
Portugal é o segundo país onde a Google também vai viajar de comboio. A linha do Douro terá sido a primeira a ser percorrida (a viagem estava marcada para ontem, quinta-feira), seguindo-se a linha do Norte, a linha do Oeste e a linha de Cascais.
No total das quatro linhas, serão mais de 700 quilómetros percorridos em 13 dias à vertiginosa velocidade de… 30 quilómetros por hora.
O projecto é um bom exemplo de cooperação entre empresas do sector ferroviário. A CP disponibiliza uma locomotiva, a CP Carga fornece um vagão onde será instalada a câmara e um operador, e a EMEF (empresa de manutenção da CP) procede à adaptação do material circulante e montagem do equipamento. A Refer, que também é parceira neste empreendimento, prescinde de cobrar a taxa de uso (portagem ferroviária) pela passagem deste estranho comboio pelas suas linhas.
E trata-se, de facto, de um estranho comboio aquele que na segunda-feira passará pelas Caldas da Rainha. A composição terá apenas uma locomotiva e um vagão no qual estará montada a câmara da Google.
Se e quando estiverem online (ainda não está claro se as imagens da linha do Oeste ficarão no Google Maps e Google Earth), será possível ter a perspectiva que o maquinista do comboio sente ao ver a linha desfilar à sua frente, com a sucessão de curvas e contracurvas, as pontes, os túneis, as passagens de nível, as estações, as agulhas. Só que esta sensação será ampliada a 360 graus.

Carlos Cipriano
cc@gazetadascaldas.pt

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.