Obidos já “vive” os tempos conturbados de D. Fernando

0
687
- publicidade -

“Este será a melhor edição do mercado medieval, com mais oferta gastronómica, mais animação teatral, mais música e melhor cenografia”. Esta a convicção de José Parreira,  administrador da Óbidos Patrimonium, organizadora do evento, que começou no dia 1 de Julho e estende-se até ao dia 18, de quinta-feira a domingo.
O evento, este ano dedicado às “artes e ofícios, transforma  a vila num local cheio de carpinteiros, ferreiros, artesãos, comerciantes e almocreves que, durante estes dias mostram os seus ofícios. É recriado o período conturbado do reinado de D. Fernando que, pela ameaça das batalhas com Castela, vê a necessidade de reforçar as estruturas defensivas do território português.
Uma das novidades deste certame são as ceias medievais que prometem fazer as delícias dos bons garfos. Estas decorrem no palco principal, devidamente cenografado, custando 40 euros por pessoa e terão uma ementa diferente a cada semana. No palco principal decorrem também os grandes espectáculos, que nesta edição têm horário definido. Pelo recinto irão participar grupos franceses, italianos, espanhóis e muitos portugueses.
As crianças têm este ano, pela primeira vez, um espaço que lhes é exclusivamente dedicado. A Torre Mágica destina-se a crianças com idades entre os três e os 12 anos. No interior da Torre Albarrã, dentro da cerca, desenvolve-se um atelier de construção de adornos para os mais pequenos cobrirem a cabeça e um teatro de fantoches, com a recriação da lenda da conquista do castelo.
Com a duração de uma hora, as actividades convidam os mais novos a viajar na história e a experimentar a profissão de artesão.
Diariamente (excepto às 2ª, 3ªs e 4ªs feiras) os visitantes podem assistir a torneios e cortejos. O castelo voltará a estar “sob ameaça”. Nos dias 8 e 15 de Julho volta a realizar-se a recriação histórica que representa as artes da guerra e as estratégias militares desenvolvidas na época medieval.
O bilhete de ingresso custa sete euros, mas os trajados à época e os portadores da via verde têm entrada gratuita. Os munícipes têm entrada gratuita à quinta e sexta-feira.

 

- publicidade -