
O Pai Natal Salirmatense conta com 12 participantes nesta primeira edição
O Pai Natal Salirmatense é o nome da iniciativa criada este ano pela Junta de Freguesia de Salir de Matos, no concelho das Caldas. O objetivo do executivo, presidido por Flávio Jacinto, é fazer uma divulgação da freguesia, mas também apelar a um espírito comunitário de participação.
A autarquia desafiou os seus fregueses, mas também os estabelecimentos comerciais, as coletividades e as instituições locais, a criarem, com a família e amigos, uma representação de São Nicolau (com dimensão livre) e apresentá-la ao público, numa zona onde seja possível vê-la.
Uma particularidade deste concurso é que o Pai Natal deve apresentar “caraterísticas salirmatenses”, com elementos característicos da freguesia.
Depois é feito pela Junta um roteiro que passa por todos os participantes e que permite dar a conhecer a freguesia.
Os Pais Natal são todos apresentados online, nas redes sociais da autarquia.
Nesta primeira edição participam um total de 12 representações. O roteiro começa nos Infantes, passa pela sede da freguesia e segue para os Cabreiros, antes de regressar a Salir de Matos.
Os materiais são de escolha livre, mas outro dos grandes objetivos desta iniciativa é promover comportamentos ecológicos a partir da reutilização e da reciclagem de materiais, incentivando também a criatividade. Assim, é possível apreciar representações em madeira, mas também um de uma oficina, produzido com recurso a pneus usados. Há um São Nicolau a guardar um galinheiro e outro, na Farmácia, feito com caixas e rótulos de medicamentos. No geral destaca-se a criatividade dos participantes.
Os vencedores serão anunciados no Dia de Reis (6 de janeiro), após votação online. O primeiro prémio é um cabaz no valor de 100 euros, o segundo é um cabaz no valor de 70 euros e o terceiro recebe um cabaz no valor de 50 euros, sendo que todos os participantes recebem um diploma.
![]()



















