Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 14:43
- publicidade -

Olhos de Água

-

Nas proximidades dos lugares da Torre e Casal da Areia, freguesia de Salir de Matos, concelho de Caldas da Rainha, existe um local denominado OLHOS DE ÁGUA, que só a geração que hoje ronda os oitentas tem real conhecimento do fenómeno que ali ocorria e que, por razões inexplicáveis, foi ocultado às gerações seguintes.
Durante sucessivas gerações foi utilizado como lavadouro e, segundo testemunhos orais, ali terão sido lavadas as roupas da Rainha Dona Leonor aquando da sua passagem por esta localidade.
O fenómeno, raro na natureza, é em tudo semelhante ao vulcanismo, só que em vez de lava, emana águas límpidas e areias cristalinas.
Hoje, de OLHOS DE ÁGUA, só resta o nome. Foi transformado num reservatório de água para apagar um incêndio que ocorrerá sabe-se lá quando, ocultando o fenómeno.
Felizmente, água é coisa que não falta no local e o referido reservatório poderia muito bem ser feito mais a jusante, deixando a descoberto os OLHOS DE ÁGUA, para que olhos humanos se pudessem deleitar, ao contempla-los. ■

José Inácio Sobrinho

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.