Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 17:51
- publicidade -
InícioSociedadeHá Agulhão em várias farmácias da região Oeste

Há Agulhão em várias farmácias da região Oeste

-

Quem utiliza medicação injetável já tem locais próprios que recolhem seringas e agulhas, sem custos

Quem utiliza medicação injetável já tem alguns locais onde pode entregar o material cortante, após usar e sem qualquer custo. Nas Caldas agulhas e seringas de pessoas com diabetes ou que utilizam medicamentos injetáveis podem ser entregues nas farmácias Rosa, Caldense e Santa Catarina.
Estas pertencem ao grupo Correia Rosa, aderiram ao serviço – que foi criado pela Associação de Farmácias de Portugal – no início de 2023 e a adesão tem sido grande. O projeto “Seringas só no Agulhão” implica que haja um contentor nas instalações da farmácia, “onde os cidadãos podem depositar o material por si utilizado”, disse Catarina Tacanho, diretora do grupo.
No contentor do Agulhão, só deve ser colocado o material cortante, pelo próprio utilizador.
Até há pouco tempo, estes resíduos acabavam no lixo comum pela incapacidade de recolha dos mesmos pelos hospitais e centros de saúde. “Este é um serviço a pensar em quem usa medicação injetável e que tem um forte impacto na sociedade, uma vez que protege a saúde pública e o ambiente”, referiu a responsável. Além do mais, diminui o risco dos operadores envolvidos na recolha, manipulação e separação e triagem do lixo. Se as seringas forem no lixo normal podem inclusivamente contaminar solos, com impacto nos hortícolas e animais ou propagar doenças.
Este serviço é gratuito para o cliente, além de que é seguro e também ecológico e são os próprios que colocam os resíduos nos contentores. Os funcionários das farmácias apenas encaminham e direcionam os clientes ao local onde se encontra o contentor de depósito. As agulhas e seringas utilizadas pelos doentes, em domicílio, não são consideradas resíduos hospitalares. E a sua gestão é da responsabilidade dos utilizadores que antes não os podiam entregar. Como tal, agulhas e seringas acabavam no lixo doméstico.
Por agora, além destas farmácias nas Caldas, este serviço está disponivel também nas Farmácia Serra (Serra d’el Rei), Farmácia Santa Luzia (Peniche), Farmácia Epifânio (Alcobaça), Farmácia Alves (Benedita) e Farmácia de S. Martinho do Porto.
Em Portugal são vendidas anualmente mais de 250 milhões de seringas e agulhas.■

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.