Sexta-feira, 30 _ Janeiro _ 2026, 4:47
InícioSociedadeO Natal anda pelas ruas das Caldas

O Natal anda pelas ruas das Caldas

-

Já começou a percorrer a cidade o comboio de Natal, que tem este ano um fim solidário. Esta semana fizemos o roteiro pelo Natal das Caldas e deixamos uma série de sugestões de acontecimentos no concelho para os próximos dias

Pelas ruas das Caldas encontramos Natal praticamente em toda a parte. Partimos da Praça 25 de Abril e da árvore gigante e apanhámos uma boleia no comboio que esta semana voltou a percorrer as artérias da cidade, com uma novidade, é que este ano, ao invés dos bilhetes, somos convidados a dar um donativo aos Bombeiros Voluntários das Caldas.
Aproveitamos enquanto esperamos para falar com Teo Araújo, que veio do Brasil para Portugal há quatro anos e, depois de um mês em Rio Maior, veio viver para as Caldas. Está com a esposa e o filho de cinco anos e vão, pela primeira vez, experimentar o comboio e ser turistas na própria cidade, dado que no último ano não conseguiram andar.

“A animação de Natal está muito boa, com o street food na Avenida, que está bem movimentado”, frisou Teo, que considera que é algo que “estimula o comércio e atrai gente de fora, vemos muita gente nas ruas”. Gostaria, ainda assim, de ter encontrado mais atividades para as crianças. Em relação à iluminação natalícia acha que “está muito bonita” e que “a cada ano está melhor”.

Após os característicos apitos, o comboio arranca, dá a volta pelas traseiras do Tribunal, passa em frente à Igreja e vai pelos Correios e Rua Heróis da Grande Guerra, até à Praça 5 de Outubro, onde fica situada a paragem seguinte. Este é um ponto central do Natal. Aqui saímos para apreciar uma grande casa de gengibre e a exposição de árvores de Natal das escolas.

Aproveitamos a proximidade e descemos até ao Parque D. Carlos I, outro ponto central do Natal das Caldas. Na Casa dos Barcos encontramos a Casa do Pai Natal, onde o Duende Plim conta as suas histórias e o Pai Natal recebe todos com a sua simpatia habitual. O Céu de Vidro está transformado no Mercado Fábrica do Pai Natal e há pequenas casas para os mais novos brincarem.

Subimos pela Praça da Fruta e vamos à Capela de São Sebastião, onde está o mercado promovido pela Associação de Artesãos das Caldas da Rainha. Quando saímos, já a iluminação está ligada, damos uma nova volta pela Praça da Fruta, com o brilho das luzes, que nos leva pela Rua das Montras e Rua Heróis da Grande Guerra, subindo depois para a Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, onde se situa a última paragem do comboio de Natal, que nos levará de volta à Praça 25 de Abril, com a árvore gigante já iluminada e dezenas de pessoas a fotografá-la.

Tudo isto, claro, com muitas paragens pelo comércio tradicional, ora para bens necessários, ora para presentes de Natal, ora para fazer face à fome, à sede e à gula!

Presépios nos Vidais…
Na tarde de segunda-feira, 8 de dezembro, foi inaugurada a 11ª edição dos Presépios da Minha Aldeia, nos Vidais. Este ano o concurso conta com 15 participantes (menos um do que no último ano), entre associações, grupos de moradores e empresas. A estes junta-se o presépio da própria Junta de Freguesia, que não concorre.

Na inauguração, o presidente da Junta de Freguesia, Rui Henriques, destacou a diversidade e agradeceu a participação e envolvimento de todos.

Esta iniciativa nasceu em 2014, com apenas nove presépios e tem vindo a crescer, sendo ainda um exemplo de envolvimento comunitário, unindo cerca de 200 pessoas nos vários lugares da freguesia. Em 2023 bateu o recorde de presépios, com 18 a concurso.

Todos os anos a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara, entrega prémios simbólicos, no valor total de 4000 euros, que pretendem basicamente fazer face aos custos de produção e iluminação dos presépios. A reciclagem é uma das imagens de marca da iniciativa.

Os vencedores são anunciados no Dia de Reis, sendo que até lá é possível fazer a rota e conhecer melhor esta freguesia. A inauguração contou com um momento musical, com Toni Santos, antes de um lanche partilhado e da rota, que começou pelo Sul da freguesia.

… e nas Águas Santas
Este ano há um concurso de presépios a decorrer na ACRA – Associação Cultural e Recreativa das Águas Santas. O concurso tem duas vertentes, uma para crianças até 12 anos e outra para todos os trabalhos produzidos por maiores de 12 anos.

A primeira categoria, infantil, conta com um total de quatro trabalhos a concurso, enquanto que na segunda categoria há nove representações da Sagrada Família a votos.

Produzidos com diversos materiais e diferentes linhas estéticas, os presépios serão agora votados pelo público para escolher os vencedores. A votação decorre até ao dia 4 de janeiro e os trabalhos podem ser apreciados aos domingos, entre as 14h30 e as 16h30, na sede da associação, no antigo balneário termal das Águas Santas.

O objetivo da associação é “promover, dinamizar e preservar uma tradição com grande significado” e também sensibilizar a comunidade para a tradição cultural da construção do presépio, enquanto, simultaneamente, procuram alertar para a necessidade de reabilitação do antigo balneário termal das Águas Santas.

Animação prossegue
Este fim de semana há o Natal em Alvorninha nos dias 12 e 13. Na cidade, no dia 13, realiza-se o mercado i-ntercultural no Céu de Vidro ao longo de todo o dia, um eco mercado Biogleba na Rua Dr. Leão Azedo das 10h00 às 18h00, um concurso e degustação de bolachas de Natal na Rua Dr. Leonel Sotto Mayor (15h00), e atuações da Escola Vocacional de Dança (na Rua Leão Azedo às 11h00) e da Academia de Música de Óbidos com melodias de Natal (na Praça 25 de Abril pelas 18h00).

No dia 14 há animação de rua com os Vira Vadio pelas ruas da cidade, o concerto de Natal da Sociedade Filarmónica de Alvorninha com Ana Sofia Miradouro e Filipe de Moura na Igreja de N. Sra. Conceição (21h00), bem como o concerto de Natal na igreja paroquial do Landal pelas 15h30. Por estes dias há também workshops na Praça da Fruta.
Em breve será ainda inaugurada, em Salir de Matos, a primeira edição do concurso “O Pai Natal Salir-de-matense”, uma iniciativa da Junta de Freguesia que convida os fregueses a criarem as suas representações do “velhote das barbas brancas”.

O Natal nas Caldas continua até ao Dia de Reis, com uma programação que contempla concertos, espetáculos, teatros e animação itinerante, mas também as comemorações da passagem de ano e o passeio equestre e as janeiras já no novo ano. A autarquia investiu 278 mil euros no programa de Natal, com cerca de 130 mil euros a destinarem-se aos 3,2 milhões de luzes de Natal que decoram a cidade.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.