Caldense integou lista única encabeçada pelo autarca de Pombal, Pedro Pimpão
O presidente da Câmara das Caldas, eleito pelo movimento Vamos Mudar, preside ao conselho fiscal da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). A eleição decorreu no congresso nacional que elegeu o autarca de Pombal, Pedro Pimpão como o novo presidente da associação.
O autarca caldense, que tinha trabalhado com Pedro Pimpão nos órgãos diretivos da ANAFRE, quando ambos eram presidentes de junta, integrou a lista única, que inclui autarcas de várias forças políticas e movimentos, resultado de uma negociação com AMAI – Associação Nacional Movimentos Autárquicos Independentes.
Entre as prioridades estão, para o próximo ano, a realização das comemorações dos 50 anos do poder local e começar as negociações para que, “em 2027, possamos ter uma nova lei das finanças locais”, a par da negociação para o reforço do Fundo de Financiamento das Autarquias. A ANMP quer ainda negociar com o governo uma distribuição “mais justa” dos impostos, e que as verbas associadas às transferências de competências sejam adequadas às necessidades.
Vítor Marques fala ainda da necessidade de criar uma nova lei de contratação pública, simplificando processos de licenciamento, entre outros, uma nova lei eleitoral autárquica e da valorização do papel das assembleias municipais.







