
A anteceder as celebrações religiosas, será inaugurada hoje, 27 de Março, pelas 18h00, a exposição “Passagens”, na galeria Casa do Pelourinho.
No dia 28, pelas 21h30, terá início a Procissão da Mudança das Imagens, com a retirada das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da sua igreja de origem, seguindo a tradição secular, em cortejo desde a Igreja da Misericórdia até à de Santiago.
A 29 celebra-se o domingo de Ramos. Pelas 15h00, com saída do Museu Paroquial de São João, tem lugar a Bênção e Procissão dos Ramos, onde se comemora a entrada do Senhor em Jerusalém. Segue-se, meia hora depois, a Missa de Ramos na Paixão do Senhor, na Igreja de Santa Maria. A Procissão dos Passos, que começa pelas 17h00, percorrerá algumas das ruas calcetadas, dentro e fora das muralhas de Óbidos. Pelas ruas decoradas com um tapete aromático e florido segue o cortejo encabeçado pela figura do “gafaú”, que tem a cabeça coberta com um pano e transporta nas mãos um “serpentão” que anuncia à multidão a aproximação do condenado. Este cortejo simboliza o caminho que Jesus fez até ao calvário.
Na terça-feira, 31 de Março, pelas 21h30, realizar-se-á um concerto de Páscoa pelo Alma Nova – Grupo Coral e Instrumental do concelho de Óbidos e a Sinfonietta de Óbidos. O espectáculo, de entradas livres, terá lugar na Igreja de Santa Maria. No dia seguinte, pelas 15h00, terá lugar uma visita guiada ao património religioso, com encontro no Posto de Turismo. À noite, pelas 21h30, realiza-se na Igreja de Santa Maria um recital sobre “A morte e o amor”, com o grupo Altus Continuus.
A 2 de Abril haverá “música nas igrejas” entre as 15h00 e as 17h00 e, pelas 21h00, decorrerá a missa vespertina da Ceia do Senhor na Igreja de S. Pedro.
Na Sexta-feira Santa, as cerimónias religiosas começam pelas
10h00 com o Ofício de Leituras e Laudes. À tarde, pelas 15h00, será celebrada a Paixão do Senhor na Igreja de São Pedro e, pelas 17h00, haverá uma via-sacra pelas ruas da vila.
No mesmo dia, por volta das 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, apenas tem como iluminação os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo.
No sábado, 19 de Abril, pelas 22h00, terá início a vigília pascal na Igreja de S. Pedro.
As cerimónias pascais terminam no domingo, 5 de Abril, pelas 17h00, com a celebração da missa da Ressurreição na Igreja de São Pedro.





