Semana Santa de Óbidos começa no próximo domingo

0
688
Gazeta das Caldas

Fd-ProcissaoPassos3Começam no próximo domingo, 29 de Março, e prolongam-se até dia 5 de Abril, as celebrações da Semana Santa em Óbidos. Considerada um dos cartazes de visita da vila, atrai anualmente milhares de pessoas, entre eles muitos estrangeiros, que querem assistir e, por vezes, participar nas iniciativas religiosas e culturais que têm lugar durante estes dias que precedem a Páscoa.
A anteceder as celebrações religiosas, será inaugurada hoje, 27 de Março, pelas 18h00, a exposição “Passagens”, na galeria Casa do Pelourinho.
No dia 28, pelas 21h30, terá início a Procissão da Mudança das Imagens, com a retirada das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da sua igreja de origem, seguindo a tradição secular, em cortejo desde a Igreja da Misericórdia até à de Santiago.
A 29 celebra-se o domingo de Ramos. Pelas 15h00, com saída do Museu Paroquial de São João, tem lugar a Bênção e Procissão dos Ramos, onde se comemora a entrada do Senhor em Jerusalém. Segue-se, meia hora depois, a Missa de Ramos na Paixão do Senhor, na Igreja de Santa Maria. A Procissão dos Passos, que começa pelas 17h00, percorrerá algumas das ruas calcetadas, dentro e fora das muralhas de Óbidos. Pelas ruas decoradas com um tapete aromático e florido segue o cortejo encabeçado pela figura do “gafaú”, que tem a cabeça coberta com um pano e transporta nas mãos um “serpentão” que anuncia à multidão a aproximação do condenado. Este cortejo simboliza o caminho que Jesus fez até ao calvário.
Na terça-feira, 31 de Março, pelas 21h30, realizar-se-á um concerto de Páscoa pelo Alma Nova – Grupo Coral e Instrumental do concelho de Óbidos e a Sinfonietta de Óbidos. O espectáculo, de entradas livres, terá lugar na Igreja de Santa Maria. No dia seguinte, pelas 15h00, terá lugar uma visita guiada ao património religioso, com encontro no Posto de Turismo. À noite, pelas 21h30, realiza-se na Igreja de Santa Maria um recital sobre “A morte e o amor”, com o grupo Altus Continuus.
A 2 de Abril haverá “música nas igrejas” entre as 15h00 e as 17h00 e, pelas 21h00, decorrerá a missa vespertina da Ceia do Senhor na Igreja de S. Pedro.
Na Sexta-feira Santa, as cerimónias religiosas começam pelas
10h00 com o Ofício de Leituras e Laudes. À tarde, pelas 15h00, será celebrada a Paixão do Senhor na Igreja de São Pedro e, pelas 17h00, haverá uma via-sacra pelas ruas da vila.
No mesmo dia, por volta das 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, apenas tem como iluminação os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo.
No sábado, 19 de Abril, pelas 22h00, terá início a vigília pascal na Igreja de S. Pedro.
As cerimónias pascais terminam no domingo, 5 de Abril, pelas 17h00, com a celebração da missa da Ressurreição na Igreja de São Pedro.