


A gala será antecedida pela apresentação dos três novos Figurões concebidos por António e que representam Amália, Fernando Pessoa e Mick Jagger. O vocalista dos Rolling Stones junta-se assim “a duas figuras incontornáveis da cultura portuguesa que tinham que constar desta colecção”, disse o autor à Gazeta das Caldas.
Após o espectáculo será inaugurada a exposição com os melhores cartoons publicados em 2016. Dela fazem parte 267 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história do ano passado. São olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o que se passa no mundo, com a acutilância do sorriso.
Os cartoons selecionados foram publicados em 168 jornais e revistas de 51 países. Segundo António Antunes, o catálogo da exposição está pronto e vai estar disponível para venda na inauguração.
É também através do catálogo “que “levamos” a exposição a outros cartoonistas de todo o mundo”, referiu o mentor da iniciativa.
Caldas como capital da caricatura
Os melhores trabalhos foram escolhidos por um júri composto por António Antunes e Ross Thomson (Reino Unido), Hermenegildo Sábat (Uruguai), Angel Boligán (México), e Zoran Petrovic (Alemanha).
Para o presidente do município caldense, Tinta Ferreira, este evento “vai atrair às Caldas os mais reconhecidos caricaturistas do mundo”. O edil referiu também que faz sentido afirmar a cidade “como a capital da caricatura” dada a reconhecida “histórica ligação ao humor e à caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro”. Além do apoio da autarquia, este evento, pelo seu valor estratégico, conta também com o patrocínio do Turismo do Centro.
A exposição no CCC vai estar aberta ao público, com entrada livre, entre os dias 11 de Junho e 10 de Agosto. N.N.








