Gala de humor e música no CCC distinguiu cartoonistas de todo o mundo

0
923
Noticias das Caldas
| F.F.

O iraniano Alireza Pakde foi o vencedor do Grande Prémio do World Press Cartoon (WPC) 2017, cuja gala teve lugar no sábado, 10 de Junho, no CCC. O seu cartoon refere-se ao drama dos refugiados ironizando a sua situação com o afundamento de um barco num aquário (representando o Mediterrâneo) perante o olhar de espectadores que se limitam a observar ou a tirar fotografias.

Quase três centenas de cartoons vindos de 51 países dos quatro continentes do mundo, publicados em 160 jornais e revistas, que traçam a cores mais ou menos fortes, as principais histórias jornalísticas do ano de 2016, estiveram presentes nas Caldas da Rainha.
O WPC2017 colocou a cidade no centro do mundo do cartoonismo e as Caldas viveu um espectáculo que agradou a mais de meio milhar de pessoas da região e vindas de várias partes do país, que se deliciaram com os gags do mimo belga Elliot e da portuguesa Maria Rueff, que foram acompanhados pela orquestra de jazz Begin Big Band.
Na exposição que o leitor pode visitar até 10 de Agosto no CCC, as figuras e os acontecimentos mais focados são Trump, os atentados por todo o mundo, o desaparecimento de Fidel de Castro, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ou mesmo o português Cristiano Ronaldo. Mesmo que não tenha ido à gala não perca uma visita à exposição.

Destacável