A Câmara de Alcobaça decidiu adaptar a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais de Alcobaça aos tempos de pandemia. O modelo excecional para a organização de um dos eventos que mais visitantes atrai ao concelho nas últimas décadas é apresentado esta sexta-feira, sendo que já são conhecidas as datas de realização: de 26 de novembro a 1 de dezembro.
A “Edição Especial Doces & Licores Conventuais – nas casas alcobacenses com tradição na Mostra” funcionará como a 22ª edição de um evento que, desde que se instalou no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, ganhou grande projeção e valorizou um dos aspetos identitários do concelho: a doçaria conventual.
Simbolicamente, a autarquia decidiu fazer a apresentação da Mostra no Convento de Coz, o mosteiro cisterciense feminino que está em vias de classificação como monumento nacional e onde estavam instaladas as monjas que, segundo reza a lenda, são as responsáveis pela receita original do pão de ló.
O setor da pastelaria e da doçaria no concelho de Alcobaça tem grande importância em termos económicos, tendo ganho especial relevância nos últimos anos. Para tal, contribuiu, também, a realização da Mostra de Doces e Licores de Alcobaça, alavancada pela Câmara desde o ano de 1999.