Este ano, o certame decorre de forma híbrida, com iniciativas físicas e outras online. Abre a 14 de fevereiro
Pequenos apontamentos cenográficos no centro histórico em datas associadas ao consumo de chocolate e outras a realizar online compõem este ano o Festival do Chocolate de Óbidos.
“A ideia é começar no Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, mas estas ações estão condicionadas ao estado da pandemia na região e no país”, explica Alexandre Ferreira, administrador da Óbidos Criativa, à Gazeta das Caldas.
Há 19 anos que se realiza o Festival do Chocolate em Óbidos, que este ano terá uma componente física e outra digital
Embora realizado em moldes diferentes, o evento será uma continuidade da edição do ano passado. Na entrada da Porta da Vila serão colocados apontamentos alusivos ao festival e que irão ser alterados, acrescentados ou substituídos, à medida em que se assinalarem diferentes datas do ano, como é o caso da Páscoa, dia do Pai, dia da Mãe, terminando no dia Mundial da Criança. Na vertente digital está prevista a realização de um ciclo de conversas à volta do chocolate, com chefs e especialistas na área, a organização de cursos de chocolateria e outros conteúdos dirigidos aos profissionais e apreciadores do chocolate. Está também a ser criado um “canal temático dedicado ao chocolate, orientado para conteúdos informativos e formativos, de caráter técnico, pedagógico e didático”, explica Alexandre Ferreira, acrescentando que esta plataforma pretende divulgar e conhecer o melhor que se faz em torno do chocolate, em Portugal e pelo mundo. O website do festival também será melhorado, de modo a possibilitar o conhecimento da evolução do evento ao longos destes 19 anos.
Uma plataforma de vendas online irá ajudar à comercialização de produtos habitualmente à venda no certame
Dentro de dias entrará em funcionamento uma plataforma de vendas online, já com o lançamento de packs de chocolates alusivos ao Dia dos Namorados e com a comercialização de produtos habitualmente à venda no festival. Esta loja online de chocolate pretende disponibilizar aqueles chocolates que habitualmente não se encontram nos circuitos tradicionais e na grande distribuição. “Queremos ser também a plataforma comercial dos pequenos chocolatiers artesanais, com produtos muito exclusivos e alguns de grande requinte e que, nas circunstâncias da pandemia, também estão a ver a sua vida dificultada”, refere Alexandre Ferreira, acrescentando que a iniciativa pretende ainda ajudar o comércio tradicional de Óbidos.
O responsável pela empresa municipal salienta que, previsivelmente, só no segundo semestre é que será possível realizar eventos nos moldes dos organizados até 2019, estando atualmente a “trabalhar em diferentes cenários”. ■