Gabinetes de Apoio ao Emigrante em todo o país em 2021

0
374

Actualmente existem cerca de 180 gabinetes de apoio ao emigrante em todo o país, mas o governo pretende que dentro de um ano todas as autarquias tenham este serviço.
De acordo com a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, a partir de Setembro, irá continuar as reuniões nas comunidades intermunicipais no sentido de todas as camaras criarem esse gabinete e estabelecer um protocolo para receberem formação e apoio de back office, ou seja, serviços de rectaguarda.
A governante revelou aquela intenção na cerimónia do arranque oficial do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes, na OesteCIM, sublinhando que estes gabinetes estarão sob a alçada das autarquias, no âmbito da descentralização de competências da administração central para os municípios.
A criação destes gabinetes de apoio ao emigrante acaba por resultar do acordo de cooperação entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e as Câmaras, tendo por objectivo um atendimento de proximidade aos emigrantes. Além disso, segundo Berta Nunes, “90% dos nacionais que regressam a Portugal fixam-se na freguesia donde partiram”. Além do apoio ao nível da legislação e informações a quem quer regressar ao seu pais, o serviço será alargado à atracção de investimento, à internacionalização de empresas e ao aumento das exportações, “que é o que está previsto no plano nacional de investimento da diáspora”, concretizou a governante.
Actualmente no Oeste, já estão a funcionar gabinetes de apoio ao emigrante nos concelhos do Bombarral, Óbidos e Lourinhã.