COLÉGIO FREI CRISTÓVÃO – A 1ª edição do Rock in Rio Arnóia

0
422

No passado dia 23 de março, decorreu, no espaço do Colégio, um concerto dinamizado pelos alunos da Academia de Música do Colégio, para toda a comunidade educativa, assinalando, ao som do Rock, o terminus do 2.º período letivo.
Esta iniciativa envolveu os alunos da Academia de Música do Colégio que encarnaram os seus ídolos musicais, através da interpretação de temas intemporais de artistas/ bandas como: Guns n’ Roses; Muse e Quinta do Bill. Do reportório constaram temas tão célebres como: Sweet Child of Mine; Knocking on Heaven’s Door; Starlight; Uprising; Fillhos da Nação e Se te amo.
De salientar, ainda, a apresentação de um tema original, composto e interpretado por alunos da turma do 8.º C – Sei lá…- que, futuramente, será levado a um concurso de criatividade para escolas, da responsabilidade da Associação para a Gestão da Cópia Privada (AGECOP), intitulado “ O Grande C”.
La Fontaine no colégio
No mesmo dia os alunos inscritos na Academia de Teatro do Colégio Frei Cristóvão apresentaram à comunidade escolar, na Biblioteca, a Hora do Conto.
No processo de preparação da atuação, inspiraram-se na obra de La Fontaine e, após conhecerem melhor o poeta e fabulista francês, selecionaram três fábulas da sua vasta obra, a saber: O Corvo e a Raposa, A Cigarra e a Formiga e O Rato do Campo e da Cidade.
Durante a representação das três fábulas, a plateia foi convidada a refletir sobre as ações do dia-a-dia, os valores e princípios que orientam o nosso quotidiano, concluindo que, às vezes, não devem ser as aparências nem a própria sociedade a guiar as nossas vidas, mas sim os valores e os princípios intrínsecos a cada um de nós.
Consumismo: sim ou não?
No âmbito da área curricular não disciplinar de Formação Cívica, foi realizada a 19 de Março a II Assembleia de Escola do presente ano letivo. À semelhança de sessões anteriores, os nossos alunos deram provas da sua consciência cívica e provaram estar informados e cientes da necessidade de haver uma efetiva gestão financeira, pautada por prioridades. Assim sendo, foram abordados os temas “Educação para o Consumo” e “Educação para a Igualdade de Oportunidades”. O debate foi extremamente interessante e, acima de tudo, gratificante, uma vez que, para os diretores de turma, é bom perceber que o trabalho desenvolvido em Formação Cívica se encontra a contribuir para a formação integral de cidadãos responsáveis e conscientes