Uma mulher de 70 anos foi morta, com um tiro de caçadeira no peito, cerca das 18h00 de 24 de Agosto, pelo seu marido, de 80 anos. O homicídio aconteceu em A-dos-Negros, onde ambos moravam.
Depois do tiro, o homicida deslocou-se até à porta de um café naquela localidade, ainda com a arma na mão, e informou quem lá estava que tinha morto a mulher. Os populares telefonaram à GNR, que de imediato se deslocou ao local e o detiveram. Na altura em que foi detido, segundo informações da Guarda, o homem já estaria calmo e não aparentava ter intenções de cometer mais actos de violência.
O caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária, que logo nessa noite foi ao local do crime. Presente a tribunal, o idoso ficou em prisão preventiva.
Durante a madrugada de 23 de Agosto, junto ao recinto da festa da Foz do Arelho, uma rixa terá provocado um ferimento grave num indivíduo com cerca de 30 anos. A GNR foi chamada, mas quando os militares chegaram não encontraram nenhum vestígio da rixa. Posteriormente foram informados da entrada no serviço de urgência do Hospital das Caldas de uma pessoa com ferimentos provocados por uma arma branca. A Guarda está agora a investigar esta ocorrência. À hora de fecho de edição, o homem ferido encontrava-se ainda internado e em observação, mas não corria risco de vida.
Jovem atira droga para dentro da prisão das Caldas
Um jovem de 16 anos foi detido pela PSP, na tarde de 26 de Agosto, quando tentava introduzir no Estabelecimento Prisional das Caldas uma embalagem com droga.
A polícia foi chamada ao local, onde o detido teria tentado atirar por cima dos muros da prisão um pacote suspeito, que se veio a verificar conter haxixe suficiente para a confecção de 77 doses individuais e 24 doses de heroína. Recorde-se que junto ao EPCR estão a esquadra da PSP e o quartel da GNR. Para além da droga, foi apreendido um telemóvel ao jovem.
Assaltos com violência na região
Várias pessoas foram assaltadas com recurso à violência física na semana passada. Na Sancheira Grande (A-dos-Negros) uma idosa de 82 anos foi roubada por esticão, a 20 de Agosto. O ladrão roubou um fio em prata e outros artigos. No dia 21 houve um roubo de vários bens no Baleal (que a GNR não especificou) através de ameaça de uma arma branca.
Dois indivíduos roubaram por esticão uma mala de senhora, em Tornada, a 23 de Agosto. No mesmo dia, um grupo de sete a oito indivíduos assaltou, com recurso a uma arma branca, quatro jovens que estavam acampados no Baleal.
No dia 20, pelas 20h45, a PSP da Nazaré deteve um homem de 39 anos, por tentativa de agressão e injúrias aos agentes que se deslocaram à porta de casa da ex-companheira do agressor. Segundo a PSP, o homem estava a ameaçar a mulher, com quem teria vivido, e a bater insistentemente à sua porta. Depois deste não ter obedecido às ordens da PSP, acabaria por ser detido. Na sua posse foi encontrado haxixe suficiente para a confecção de cinco doses individuais e um canivete.
Três casas foram assaltadas a 20 de Agosto, em Azambujeira dos Carros, no Barrocalvo (Bombarral) e em São Martinho do Porto. Em Óbidos assaltaram uma casa. Nas Caldas da Rainha a PSP recuperou duas viaturas que tinham sido furtadas na noite anterior.
No dia 21 foi assaltada uma viatura em São Martinho e no Baleal furtaram uma mala de senhora do interior de um estabelecimento de restauração. Nesse dia foi assaltada ainda uma casa no Baleal.
A 22 de Agosto assaltaram uma casa no Baleal e outra na Fanadia. Duas viaturas, avaliadas em três mil e em cinco mil euros, foram recuperadas pela PSP das Caldas, a 23 de Agosto, poucas horas depois de terem sido furtadas.
A 24 de Agosto foi assaltada uma casa em Turquel, um veículo no Nadadouro, um armazém em Santa Catarina e outra casa na Atouguia da Baleia. No dia 25 assaltaram um carro no parque de estacionamento da praia Supertubos, em Peniche, e furtaram um telemóvel no Baleal. No Landal foi assaltado um armazém e em Alvorninha um estabelecimento comercial.
A 19 de Agosto a GNR deteve um homem, de 27 anos, em Alcobaça por conduzir sem carta uma mota, e outro, de 49 anos, na Benedita com uma taxa de álcool no sangue de 1,81 gr/l. No dia 23 foram detidos, em Alcobaça, dois indivíduos, de 31 e 70 anos, respectivamente por condução ilegal e condução sob o efeito de álcool (1,31 gr/l).
Durante uma acção de fiscalização rodoviária no Baleal, a 24 de Agosto, um jovem de 20 anos foi detido por ter na sua posse 135 doses de haxixe.
Na madrugada de 25 de Agosto, às 5h30, a PSP das Caldas deteve um homem que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 1,40 g/l. Em Alcobaça, às 4h45, a polícia deteve outro condutor com 1,44 gr/l.
De 19 a 25 de Agosto a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 37 acidentes, dos quais resultaram 19 feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt