Museu da Nazaré anima férias dos mais pequenos

0
234

A partir da próxima quinta-feira, 5 de Julho, o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, propõe “um mar de brincadeiras” para ocupar os tempos livres das crianças em tempo de férias de Verão. Actividades que decorrem de terça a sexta-feira, mediante marcação prévia, até 10 de Agosto.
A primeira proposta vai pôr os mais novos a trabalhar em torno do traje típico nazareno. No ateliê “Lenços e barretes há muitos…”, as crianças entre os quatro e os 10 anos são desafiadas a vestir miniaturas com peças de tecido, enquanto aprendem mais sobre a estrutura socioeconómica de um traje associado à pesca e que ainda hoje é usado por muitos nazarenos. Uma actividade que se realiza de terça a sexta-feira, com uma hora e meia de duração, custa 1,50 euros por participante e que exige inscrição prévia.
“Pedras do Mar” é outra actividade pensada para crianças da mesma faixa etária. Neste caso, os miúdos vão decorar pedras e seixos encontrados na praia. Esta actividade custa um euro por participante.
Reciclagem e criatividade são os ingredientes da actividade “Tantos polvos há na Nazaré!”, destinada a crianças entre os seis e os dez anos. Por um euro, os miúdos passam uma hora e meia a construir polvos e outros animais marinhos a partir de materiais reciclados.
A última proposta é “Como se faz um barco”, também destinada a crianças entre os seis e os dez anos. Aqui, os petizes vão visitar a exposição patente no Museu, que incide sobre a construção naval, a funcionalidade e a decoração das embarcações tradicionais da vila piscatória, e depois vão decorar barcos de arte xávega em cartão. Uma iniciativa cuja participação custa um euro e que tem a duração de uma hora e meia.
Todas as informações sobre as actividades de Verão podem ser solicitadas pelo tel. 262562802 ou pelo e-mail [email protected].

J.F.