Coronavirus: Concelho de Óbidos continua em Situação de Alerta até 6 de Julho

0
666
Esta taxa vai permitir à autarquia obter um valor estimado de 250 mil euros para investir na área cultural

O presidente da Câmara de Óbidos prorrogou, no passado dia 17 de Junho, a Declaração de Situação de Alerta em todo o concelho para o período compreendido entre as 00h00 do dia 18 de Junho e as 23h59 do dia 06 de Julho. No âmbito desta decisão foram determinadas várias medidas, entre elas a manutenção do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e o encerramento de alguns edifícios municipais, como é o caso da biblioteca e piscinas municipais, mantendo-se o contacto com o publico via telefónica e e-mail e plataforma digital (www.cm-obidos.pt – opção – Serviços on-line).

Também se mantém a monitorização e avaliação das condições de segurança e saúde para colaboradores e munícipes face à abertura dos serviços de atendimento do município, mantendo-se o pré-agendamento. Serão abertos, de forma faseada e com monitorização e avaliação das condições de segurança e saúde para colaboradores e visitantes, os espaços municipais afectos ao Posto de Turismo, à Rede de Museus e Galerias e ao serviço de Metrologia.

Mantém-se proibida a prática de desportos colectivos, sendo apenas permitidas no pavilhão municipal actividades individuais, assegurando o distanciamento de três metros entre os praticantes e demais orientações da DGS, e é obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos serviços e edifícios de atendimento ao público, sendo que apenas uma pessoa pode entrar nos serviços para ser atendida.

As esplanadas têm a sua capacidade restingida a 50%, o OBI (serviço urbano de transporte) está suspenso e os centros de convívio Melhor Idade estão encerrados, sendo asseguradas refeições aos utentes que delas necessitem.

Entre as medidas, estão também o reforço da limpeza, a promoção de teletrabalho para os funcionários do município e a proibição de festas, festivais e espectáculos. Por outro lado, continua a ser prestado apoio psicológico, mediante solicitação, por meio electrónico e o serviço de refeições em regime de take away para os alunos que dele careçam.

Os cemitérios municipais estão abertos entre as 8h30 horas e as 17 horas e os funerais têm um limite máximo de 20 pessoas. Não são permitidos velórios e as missas e outras actividades de culto estão restringidas a 50% da capacidade máxima de lotação da igreja ou capela.

A medida prevê também a implementação de zonas de circulação dentro da vila de Óbidos com o propósito de evitar cruzamento de pessoas durante os percursos pedestres no interior das muralhas e de um sistema de contagem, em tempo real, do número de pessoas a circular no interior das muralhas, limitando o acesso a mais de 875 pessoas. A limitação máxima de ocupação dos parques de estacionamento em função do número de pessoas em circulação na vila de Óbidos, com um limite máximo de 250 viaturas.

Serão também colocados distribuidores automáticos de máscaras de proteção na vila de Óbidos.