A-dos-Negros inaugurou o primeiro espaço das Bibliotecas de Óbidos

0
487
Gazeta das Caldas

Untitled-2 copyA freguesia de A-dos-Negros celebrou no passado dia 5 de Julho o seu 412.º aniversário. A efeméride foi marcada pela inauguração da sua biblioteca, o primeiro espaço descentralizado das Bibliotecas de Óbidos.
Este espaço tem cerca de 2000 títulos, podendo chegar aos 6000 e o seu acervo mais relevante está relacionado com a Antropologia, Sociologia, Etnografia e Etnomusicologia.
A vereadora da Cultura, Celeste Afonso, disse que, mais do que a inauguração de uma biblioteca, tratou-se do lançamento de um conceito onde a biblioteca de Óbidos, devido ao seu espaço exíguo, passa a ocupar “outros espaços do território, com temáticas específicas”.
Este trabalho já começou há algum tempo, com o pedido aos municípios que doassem monografias e aos institutos ligados a estas temáticas que disponibilizassem edições. O Instituto de Estudos de Literatura Tradicional e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias doaram um conjunto de publicações e vão alimentando o acervo com os estudos que forem publicando, dinamizando assim algumas das suas actividades em A-dos-Negros. Também o Museu do Corpo Nacional de Escutas e alguns particulares doaram os seus espólios às Bibliotecas de Óbidos.
Para a freguesia trata-se de um equipamento de alto valor cultural, social e etnográfico, que deverá agora mobilizar a comunidade, não só para a leitura, mas para mostra de actividades e troca de experiências. “Almejamos também a captação de investigadores ou outros interessados em usufruir e utilizar o espaço e as suas valências”, refere Paulo Capinha, do executivo da Junta de Freguesia. As actividades estão a ser delineadas e terão como alvo a comunidade, o território, e o público em geral, numa lógica de valorização e dinamização da freguesia.
A biblioteca está a funcionar diariamente durante o horário de expediente.
Em dia de festa foram também homenageados 12 ex-presidentes da Junta de Freguesia, que exerceram os seus cargos desde 1917 (data desde a qual possuem registos). Foi também homenageado o Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros, pelos seus 50 anos de inauguração.
Foi ainda inaugurado o brasão e letreiro alusivos à Junta de Freguesia, com o intuito de melhor identificação do edifício, inaugurado no ano passado.
A nova biblioteca, Junta de Freguesia e extensão de saúde ficam situadas numa antiga casa senhorial reconstruída, que possui também uma eira e uma vista privilegiada sobre a localidade e a barragem do Arnóia.