A luz na arquitetura para ver no Posto de Turismo

0
859
- publicidade -

Arquiteto caldense ilumina vários tipos de projetos por todo o país e agora mostra alguns em exposição

“À Sombra do Património” mostra uma retrospetiva do trabalho de Design de Iluminação Arquitetural do arquiteto caldense Alexandre Neto. Na exposição, os visitantes são atraídos ao universo da luz, que vive em contraste com a sombra. São pois apresentados projetos concretizados, alguns inéditos, e que “procuram expor o processo criativo por trás de cada ambiente criado”, disse o curador da mostra, Feliciano Costa. O caldense, que frequenta o mestrado em Artes Plásticas na ESAD.CR, estagiou previamente com Alexandre Neto, quando se formou em Design de Ambiente.

O arquiteto executou os projetos de iluminação do Chafariz das Cinco Bicas, o exterior da Igreja de N. Sra. do Pópulo, o exterior do edifício dos antigos Paços do Concelho e uma intervenção no Parque D. Carlos I, numa zona próxima do Museu de José Malhoa.

- publicidade -

“A luz é eminentemente arquitetura pois ela ajuda-nos a transformar a nossa perceção do espaço”, disse Alexandre Neto à Gazeta das Caldas. O caldense já desde o final da sua formação académica que se dedica à iluminação e já são vários os projetos realizados nos últimos 15 anos, enquanto membro do coletivo Visual Stimuli.

Noutras zonas do país, o caldense – que até gostaria de ensinar o que sabe nesta área – já iluminou sítios tão diferentes como as grutas do Poço Velho em Cascais ou uma moagem no Fundão.

O caldense também destacou o facto de ter iluminado o exterior da Igreja de N. Sra. do Pópulo, tendo salientado a ligação do templo caldense ao Mosteiro da Batalha. Alexandre Neto também gostaria de continuar a iluminar várias zonas do Parque D. Carlos I. “É um dos melhores parques urbanos que temos e que também poderia ser um dos melhores parques noturnos”, acrecentou o autor.

Da mostra fará parte a conferência “Nós sob luz e sombra”, a 21 de março, pelas 16h00,onde será debatida a importância e impacto que da luz não só no património como nos próprios observadores. Seguir-se-á um circuito noturno que decorrerá nesse dia a partir das 18h00 e que incluirá a visita a projetos que Alexandre Neto realizou no centro da sua terra natal.

“À Sombra do Património” está patente no Turismo até ao dia 28 de março.

 

- publicidade -