A Sala da Tortura de Vicente Faria está no Turismo

0
550

A mostra “Welcome to the Torture Chamber” (Sejam bem-vindos à Sala da Tortura) abriu a1 de julho, na Galeria do Posto de Turismo e acolhe, pintura, desenho e escultura de Vicente Faria. O autor, natural de África do Sul, – formou-se em Design Gráfico na ESAD.CR onde, aliás, prossegue estudos, pois frequenta o mestrado em Artes Plásticas – diz que a câmara de tortura é uma metáfora “da própria vida (com os seus altos e baixos)” e também do seu atelier de trabalho.
Para o artista trata-se de um espaço de segurança, que é tambem “uma entrada direta para a minha mente”.
Nos seus trabalhos aparecem “Dwellers”, figuras gigantes representadas tanto de forma demoníaca como angelical e que são representadas através de camadas de pintura que se sobrepõem.
As propostas artísticas de Vicente Faria também giram em volta de metáforas mitológicas, oriundas do universo religioso como, por exemplo, da Bíblia.
A exposição, que está patente até 29 de julho, contará com uma finissage com uma festa, organizada pelo coletivo Grave, do qual este artista faz parte e que fez curadoria de uma exposição coletiva e de eventos relacionados com o Caldas Late Night. O artista, que tem apresentado os seus trabalhos em exposições em Lisboa e no Porto, tem também vários desenhos e esculturas. Nestas últimas voltam a aparecer os Dwellers, figuras centrais e, por vezes, assustadoras que habitam as obras deste autor.■