“A Volta à Freguesia” em filme

0
680
- publicidade -

PedroBernardoFB copyA iniciativa denominada “A Volta à Freguesia”, um projecto de Pedro Bernardo que percorreu, com uma burra, o território da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, vai dar origem a um filme que será exibido em Novembro no museu Malhoa, integrado no ciclo MatrizMalhoa.
O filme será apresentado ao som de um piano tocado ao vivo e promete ter várias referências, um pouco subliminares, a várias obras-primas do cinema e realizadores conceituados.
No final de Maio, de 21 a 23, o artista plástico Pedro Bernardo fez um périplo pelas três freguesias que agora fazem parte de uma só, numa viagem “mais virada para o interior”, como explicou o próprio à Gazeta das Caldas.
Este foi o projecto que Pedro Bernardo propôs a Mário Caeiro, comissário do MatrizMalhoa, uma mostra de arte contemporânea que irá decorrer até 28 de Abril de 2016, com apresentações mensais, e que se realiza para celebrar os 160 anos do pintor José Malhoa e os 25 anos da ESAD.
A viagem com a burra Rosinha foi acompanhada por uma equipa de filmagem, que filmou os vários momentos, num ambiente maioritariamente bucólico. “Quis mesmo fazer algo em equipa, em vez de ser um projecto individual, e o cinema proporciona isso”, explicou Pedro Bernardo.
“A principal ideia foi fazer a viagem num tempo diferente, não só em termos físico, pelo percurso, mas também voltando atrás no tempo e fazê-la de uma forma que era feita no passado”, explicou. Daí a ideia de ser acompanhado por uma burra.
Pedro Bernardo quis também “utilizar um animal enquanto companheiro de um projecto artístico”, chamando ao mesmo tempo a atenção para o papel do burro na sociedade, que tem vindo a desaparecer.
O artista plástico quis ainda fazer uma abordagem crítica à forma como estas três freguesias tão diferentes foram agregadas numa só. “Basta olhar para o mapa para ver que algo não foi bem pensado”, afirmou, salientado que a única vantagem foi que as três freguesias “tenham um presidente da Junta fixe”, não poupando os elogios a Vítor Marques, que apoiou a iniciativa.
Pedro Bernardo continua a promover várias exposições e eventos nos dois espaços que gere – o Museu Bernardo e a Casa Bernardo.
Actualmente está patente, até 12 de Agosto uma exposição de Bartolomeu de Gusmão, aluno da ESAD, no Museu Bernardo, com os estudos em papel de um mural que este realizou sobre a Via Sacra na capela Maria Rainha dos Apóstolos, em Loures. A 15 de Agosto é inaugurada uma exposição de pintura de Joana Conceição.

- publicidade -