Adeus Vítor Silva Tavares

0
626
- publicidade -

Faleceu na passada segunda-feira, 21 de Setembro, vítima de doença cardíaca, o crítico e editor Vítor Silva Tavares (1937-2015).
O criador da &etc, uma editora independente – que era diferente das congéneres por apresentar os livros em formato quadrado – apostou em editar autores como Herberto Helder, Adília Lopes, João César Monteiro ou Alberto Pimenta. Vítor Silva Tavares colaborou, em 2010, com a Gazeta das Caldas num suplemento sobre os 135 anos de Zé Povinho. Esta edição especial contou com meia centena de contributos sobre aquela figura que é o símbolo do povo português, nas suas várias dimensões.
No seu texto “Então agora, Ó Zé?”, Vítor Silva Tavares procurou caracterizar esta figura ao longo dos tempos. Procurou as principais características do Zé Povinho do Bordallo (“povinho” pela escala minorca, não pela ternura”, escreveu) até ao Zé de hoje. Este, escrevia, era agora europeu. “Entre o meio-aparvalhado por tanta fartura internacional e o trombudo pela tesura do cartão de crédito, este Zé europeu já não sabe a quantas anda nem de que terra é. (…) Se Bordallo regressasse para desenhá-lo depararia, não com um tipo de contornos definidos, antes com a fosforescência pixelizada de um holograma. Um faz de conta cibernético. At last, global”.

- publicidade -