Aguarelistas da região em coletiva presente no Museu do Hospital

0
638
O grupo de autores aguarelistas que está a expôr as suas propostas no museu

Uma dúzia de aguarelistas, que aprende com António Bártolo, está a expôr no Museu do Hospital numa mostra que pode ser apreciada até 29 de julho. O tema principal é a cidade das Caldas

As aulas de aguarela, dirigidas por António Bártolo, decorrem às quintas-feiras à tarde no Tela- Espaço de Criação Artística e ninguém falta, a não ser por um motivo de força maior. “E são sempre horas muitos especiais”, disse Filomena Gama Lourenço, uma das aguarelistas deste grupo, acrescentando ainda que, através do mestre António Bártolo, as 11 alunas têm tido várias oportunidades de participar em eventos nacionais e internacionais de aguarela.
Esta coletiva, designada “Entre Amigos” abriu portas no sábado, 8 de julho, no Museu do Hospital e das Caldas e desta constam duas propostas de cada autor, sobre o tema da cidade das Caldas da Rainha.
Segundo António Bártolo, o responsável pelas aulas, “nós vamos ficar com o espaço Tela e vamos animá-lo com atividades, demonstrações, saídas para pintar ao ar livre e ainda receber outros convidados”.
A vereadora da Cultura, Conceição Henriques diz que tem vindo a acompanhar o percurso deste grupo de aguarelistas e informou, na inauguração, que ser vereadora da Cultura nas Caldas “é desafiante mas fácil pois há vários grupos privados que têm iniciativas interessantes e que as fazem acontecer”.
A abertura de “Entre Amigos” contou ainda com um momento especial: a aguarelista Cristina Mateus, amiga do grupo, foi convidada a executar uma aguarela ao vivo.
A coletiva, onde é possível encontrar aguarelas de lugares históricos das Caldas como o Chafariz, a Torre do Pópulo, zonas urbanas, sem esquecer o Parque, a Piscina da Rainha ou até o edifício da ESAD.CR.
“Entre Amigos” pode ser apreciada, no Museu do Hospital e das Caldas, até ao dia 29 de julho. ■