Alcobacense criou banda sonora para série “A Espia”

0
1152
- publicidade -

O compositor e pianista Daniel Bernardes é o responsável pela banda sonora da nova série sobre espionagem que estreia, esta quarta-feira, na RTP1, e que tem as conhecidas Daniela Ruah e Maria João Bastos como grandes protagonistas.

“A Espia” é uma história de espionagem e romance passada em Portugal e na Galiza durante a 2ª Guerra Mundial. A música original desta série de época é da autoria do pianista alcobacense, Daniel Bernardes.
Durante o conflito, operaram em Portugal diversas redes de espionagem. “A Espia” vai acompanhar uma delas, a rede Shell, que era dirigida pelos britânicos que operaram em Portugal entre 1941 e 1942. A célula tinha um plano de destruição de infraestruturas e de contra-espionagem no caso de o país ser invadido pelos alemães.
Na série conta-se a história de duas personagens: Maria João (Daniela Ruah) e Rose (Maria João Bastos) que, em conjunto, vão guiar o público pelo labirinto da espionagem ao serviço das potências beligerantes, os aliados e os alemães. Entre festas, casinos e mensagens codificadas, as protagonistas envolvem-se numa intriga diplomática. Sobre a mesa encontra-se uma rede que pode destruir o país. Os ingleses, Major Jack Beevor (Pedro Lamares) e Richard Thompson (Marco d’Almeida), pretendem evitar uma possível invasão alemã. O escolhido para esta missão é o seleccionador nacional de futebol e fundador do jornal A Bola, Cândido de Oliveira (Sisley Dias).
Já o espião alemão da SD, William Larenz (Adriano Carvalho), tenta convencer o agente Paulo da PVDE (Luís Eusébio) de que são os ingleses que estão prestes a ocupar Portugal. Em paralelo Ribeiro Casais (Joaquim Nicolau) e Vieira (Nuno Gil) da Legião Portuguesa colaboram com os aliados para preparar Portugal em caso de invasão. Maria João reúne os atributos de uma espia perfeita: sedutora, inteligente e idealista. Mas ao aproximar-se do engenheiro alemão Siegfried Brenner (Diogo Morgado) vai compreender o preço de viver uma vida dupla…
Realizada por Jorge Paixão da Costa, a série reúne no elenco nomes como Daniela Ruah, Maria João Bastos, Diogo Morgado, Marco d’Almeida, António Capelo, Adriano Carvalho, Patrícia Tavares, Adriano Luz e Pedro Lamares.
“A Espia” é uma co-produção luso espanhola da Ukbar Filmes, RTP e Ficción Producciones, com o apoio do ICA e PIC Portugal.
Trata-se de uma série onde a ficção se cruza com a realidade da história de um país onde ninguém é o que parece.
Daniel Bernardes, além da banda sonora para esta série televisiva, tem previsto vários projectos para apresentar este ano. Entre outros conta-se o seu novo disco “Beethoven… Reminiscências”, que resulta de uma encomenda do Centro Cultural de Belém para piano e coro. O alcobacense contará neste projecto com a direcção musical de Pedro Moreira e com a participação do Coro Ricercare do maestro Pedro Teixeira.
Em Junho, Daniel Bernardes tem previsto estar também em Belgais no concerto de homenagem a Bernardo Sassetti, onde o pianista alcobacense vai partilhar o palco com outros músicos como Filipe Raposo, Maria João Pires e Mário Laginha.
- publicidade -