Alunos da ESAD apresentaram Connect Fest no CCC

0
62
Um dos concertos deste evento realizado na passada segunda-feira

Alunos do curso de Som da Imagem realizaram concertos e workshops ligados à sua área nas Calda, dias antes do regresso ao confinamento

O Connect Fest regressou às Caldas entre os dias 11 a 15 de janeiro, numa edição com concertos, conferências, workshops, mostras de filmes e exposições.
Trata-se de uma iniciativa multidisciplinar dos alunos finalistas do curso de Som e Imagem da ESAD e que decorreu nas instalações da escola e no CCC, espaço que recebeu workshops, concertos e a projeção de filmes, muitos dos quais projetos dos próprios estudantes.
Esta foi a oportunidade de assistir às mais recentes obras audiovisuais desenvolvidas no contexto desta licenciatura da escola de artes nas áreas do video, do som, dos filmes e da fotografia. As aulas abertas, os concertos e as mostras de Projeto de Som e Imagem III foram também transmitidas em streaming nas redes sociais.
Segundo o docente de Som, Luís Caldeira, este festival “é o culminar da disciplina de projeto onde se apresentam os trabalhos dos finalistas”. Acaba por ser também “uma primeira experiência do que é organizar e viver um evento público”. O Connect Fest também traz à cidade termal pessoas que estão ligadas a universidades estrangeiras ou que se encontram a estudar noutros países. Este ano foi possível assistir a uma aula aberta com a realizadora Joana Pimenta, que veio dar a conferência “O Filme Ensaio e as Imagens Marginais”. A artista visual é realizadora e argumentista, tendo sido premiada em 2014 no Indie Lisboa e no festival de Ann Arbor. Foi também professora do departamento de cinema da Universidade de Harvard e na Universidade de Rutgers nos EUA.
Particpam igualmente outros especialistas ligados a universidades portuguesas, brasileiras e italianas, assim como Ex-Device, um Dj português que está a estudar em Londres e que partilhou o palco com os alunos da ESAD, aliando a sua música à iluminação e às imagens, incluindo animação 3D. Também o fotógrafo Paulo Catrica foi um dos convidados.
Nas edições anteriores do Connect Fest, evento anual deste curso, fizeram parte eventos como os concertos tiveram lugar no Centro da Juventude (atualmente em obras).
A edição de 2020 acabou por contar com a programação de concertos nos Silos. ■