Amassar o Barro e Bazar animaram o centro da cidade

0
387
A Rua das Montras tem acolhido o novo evento que destaca a cerâmica

Eventos ganham espaço e convidam a população a conhecer a produção criativa local e nacional

Decorreu no sábado, 22 de junho, a segunda edição do Amassar o Barro que voltou a trazer a cerâmica atual que se faz nas Caldas para o centro da cidade. A convidada foi a ceramista Paula Violante que auxiliou quem quis a trabalhar à roda.
Presentes estiveram em exposição as suas esculturas cerâmicas, rostos onde se destacam grandes sorrisos.
Voltaram a mostrar os seus trabalhos Ana Cabral e Joana Mundana, assim como marcou presença o Mariana Sampaio Studio que, aliás, foi a responsável pela vinda de António Moreira, autor que veio de Águeda e que se prontificou a participar na iniciativa, ensinando quem quis, a pintar em azulejo. O mestre na pintura azulejar dedica-se à cerâmica desde os 15 anos e já tinha desenhado o rosto de Bordalo Pinheiro que pintaria logo de seguida.
Para o convidado, que veio passar uns dias às Caldas, este tipo de iniciativa é “ótimo” pois proporciona “intercâmbio entre autores”. António Moreira hoje vive do seu trabalho de autor mas antes trabalhou durante vários anos, na Fábrica do Outeiro, em Águeda, que exportava a maioria da sua produção.
Para Paula Violante o Amassar o Barro é uma iniciativa “maravilhosa” pois “dá a conhecer o melhor do que se faz na atual cerâmica das Caldas”, para além de permitir a todos “pôr a mão no barro”. A autora que também integra a equipa da Braz Gil tem-se dedicado a criar pequenas peças em porcelana.
Nicola Henriques estava a experimentar rodar uma peça. “Isto é mais difícil do que parece!”, disse o organizador do evento que tem por objetivo destacar e valorizar a cerâmica criativa caldense.
Tal como em junho do ano passado, nesta edição do Bazar à Noite também houve uma redução de 10% de vendedores inscritos “por causa da concorrência de outros mercados que se realizam noutras localidades mais urbanas do país”.
No dia anterior à realização das iniciativas, Nicola Henriques participou no podcast do Turismo do Centro, “Aqui entre Nós” e que contribuiu para atrair mais turistas para conhecer os produtos criativos “made in” Caldas da Rainha. ■