Ana Sobral no Simpósio Internacional de Cerâmica da Tunísia

0
1668
Gazeta das Caldas
Ana Sobral no Simpósio Internacional de Cerâmica da Tunísia | D.R.

Ana Sobral foi uma das convidadas para participar no Simpósio Internacional de Cerâmica que decorreu entre os dias 29 de Agosto e 8 de Setembro na Tunísia. A ceramista trabalha há vários anos na Foz do Arelho e pertence ao Colectivo Três Cês.
A caldense foi a representante portuguesa num grupo de ceramistas que vieram de Itália, Iraque, Egipto, Croácia, Coreia do Sul, Tailândia, Geórgia, Reino Unido, Senegal e Sudão.
“Foi uma experiência muito boa! Vivemos dias fantásticos!”, disse Ana Sobral.
A participação incluiu visitas culturais e passeios pela Tunísia, país onde há vários autores que se dedicam à cerâmica. Entre as visitas efectuadas, a artista destacou o Museu do Bardo e as ruínas da antiga Cartago. Os ceramistas estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer as formas tradicionais cerâmicas tunisinas, onde se incluiu uma visita a um barreiro comunitário e a olarias que ainda conservam fornos a lenha.
Ana Sobral salientou o contacto com uma cultura e gastronomia diferentes, além do facto de ser “um importante enriquecimento curricular”.
Esta foi a quarta edição em que se realizou a Bienal Internacional de Cerâmica, tendo o grupo de ceramistas trabalhado no Centro Nacional da Cerâmica de Arte Sidi Hacem Jelizl de Tunes.