Ano Novo Persa assinalado no Centro de Artes com música e caligrafia

0
214
Ricardo Passos acompanhou o músico iraniano Abdollah Abdibezdi

Música iraniana e caligrafia árabe assinalaram o Ano Novo Persa, nas Caldas da Rainha, a 25 e 26 de março

O Centro de Artes e a ESAD acolheram a celebração do Ano Novo Persa, numa iniciativa que contou com a parceria da embaixada iraniana em Portugal.
“Noruz” é como se designa a festa tradicional da Ásia Central que assinala o Ano Novo do calendário persa que é marcado pela renovação da natureza. O “Noruz” pode acontecer entre os dias 20 e 22 de março do calendário gregoriano, dependendo do momento em que ocorre o equinócio de primavera.
A 26 março, o Museu Leopoldo de Almeida recebeu o músico Abdollah Abdibezdi que deu um concerto ao som do dutar, instrumento tradicional do Irão que tem duas cordas. O músico foi acompanhado por Ricardo Passos, músico português multinstrumentista e que viaja por todo o mundo. Ambos interpretaram um repertório de temas místicos e tradicionais. Na segunda parte, a plateia teve a oportunidade de conhecer canções folclóricas, com mais ritmo e mais animadas.
No dia anterior, realizou-se, na ESAD, um workshop de introdução à caligrafia árabe que teve como objetivo dar a conhecer alguns dos fundamentos básicos deste alfabeto, tal como na aprendizagem e construção caligráfica dos modelos Persa e Cúfico.
Este workshop teve o apoio da Embaixada do Irão em Portugal, através da participação da caligrafa Somayeh Gholami (Irão) e contou com a participação de alunos de vários cursos da ESAD. Somayeh Gholami vive em Portugal desde de 2009. É doutorada em Matemática Aplicada pela Universidade de Coimbra e, além de ser cientista, a sua paixão é a arte da Caligrafia Persa.
Nas atividades realizadas na escola de artes, houve ainda atividades escultóricas que foram musicalmente animadas pelo músico Abdollah Abdibezdi.
Segundo João Mateus, subdiretor da ESAD, será em breve assinado um protocolo entre a escola de artes caldense e universidades de artes iranianas com o intuito de se criarem iniciativas de intercâmbios para alunos e também para professores dos dois países.