Artes Plásticas da ESAD em exposição no CCC

0
483

alunosEstá patente no foyer e sala de exposições do CCC, até 16 de Outubro, a exposição de finalistas da licenciatura em Artes Plásticas da ESAD, que engloba uma selecção dos diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o terceiro e último ano do curso.
Presente na cerimónia de inauguração, a 27 de Setembro, Rui Pedrosa, vice-presidente do IPL, salientou que para a instituição e para a região “é um privilégio ter uma escola como a ESAD, porque nos posiciona nacional e internacionalmente a um nível muito elevado”.
Aos alunos que concluíram a sua licenciatura no final do ano lectivo anterior, o responsável garantiu que o IPL irá manter as suas portas abertas para “vos receber e acompanhar a vossa formação ao longo do perfil profissional que irão ter”.
O director da ESAD, Rodrigo Silva, agradeceu ao director do CCC, Carlos Mota, pela disponibilidade em receber esta exposição de alunos. “São duas instituições complementares: nós somos uma comunidade criativa e o CCC é onde as coisas se mostram, se dão a ver e podem ser fruídas”, disse.
Na inauguração a vereadora Maria Conceição também referiu a importância estratégica para as Caldas e para a região destas duas instituições. “Mas estes equipamentos só funcionam se as vivermos”, afirmou, elogiando a colaboração que existe entre o CCC e a ESAD.
Rodrigo Silva salientou ainda que o curso de Artes Plásticas tem, desde Julho, uma nova coordenadora, Isabel Baraona, que “desde o seu primeiro dia de funções arregaçou as mangas para dar um novo fôlego ao curso”.
Na opinião do director da ESAD, a mudança na coordenação pode “criar condições para que o curso possa voltar a mostrar trabalhos com uma enorme capacidade de marcarem presença no meio da arte contemporânea, como já aconteceu noutras fases”. O responsável acredita que se iniciará um novo ciclo, numa altura em que irá comemorar os seus 25 anos.
Para Rodrigo Silva, foi importante os alunos participarem na montagem desta exposição, para também colherem a experiência de se envolverem em momentos de apresentação pública.
Isabel Baraona salientou que os alunos terminaram agora “um percurso intenso de três anos na escola” e também referiu a importância destes novos artistas terem a experiência de preparar uma exposição exterior à escola. “É uma espécie de ensaio de algo que, esperemos, vocês vão fazer muitas vezes”, disse.
Também a vereadora Maria Conceição fez questão de dirigir uma palavra de alento aos alunos que agora terminaram o seu curso, referindo que o nome da ESAD lhes irá “abrir portas” tendo em conta a qualidade dos seus formandos.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt