Artista local deu workshops nos EUA

0
273

Mariana Sampaio atravessou o Atlântico para ensinar a pintar de azulejo em Portland e na Califórnia.

A artista plástica Mariana Sampaio acaba de regressar dos Estados Unidos da América, onde coordenou dois workshops de pintura em azulejo, realizados no mês de agosto.
“Ambos estiveram lotados”, contou a autora, formada na ESAD e que possui o seu espaço de trabalho nos Silos. A também ceramista ensinou as técnicas de pintura azulejar portuguesa, a azul e branco, no Radius Art Studio em Portland (Oregon). A segunda ação de formação, que incluiu uma pequena palestra sobre o seu o percurso artístico, teve lugar no Sonoma Community Center que fica na Califórnia, próximo de São Francisco. Nos workshops participaram 22 pessoas, entre iniciantes e ceramistas experientes. “Alguns interessados não tiveram vaga e outros queriam que o workshop de dois dias tivesse o dobro do tempo”, contou a artista à Gazeta.
Por terras do Tio Sam, Mariana Sampaio fez vários contatos para futuros intercâmbios, dado que quer realizar mais workshops e até interligar o seu trabalho cerâmico com empresas norte-americanas. Ainda houve tempo para, em conjunto com uma ceramista sua amiga, Nicole Curcio, realizar uma peça a quatro mãos que deu origem a uma pequena série. Nicole Curcio criou a peça à roda e Mariana Sampaio decorou-a com ilustrações. De regresso, a autora dará uma masterclasse a 1 de outubro, no Bombarral, em parceria com o Studio 23 e que já esgotou.