Entre os dias 16 e 20 de Fevereiro está a decorrer a Feira ARCO Madrid que este ano está a completar 30 anos e o país convidado desta vez é a Rússia.
Na totalidade, participam 190 galerias provenientes de mais de trinta países, com propostas de pintura, escultura, instalações, fotografia, vídeo, new media, desenho e gravura.
Integrado na exposição da Galeria 111 vai marcar presença a obra de Samuel Rama, docente da ESAD, que apresentará sete peças, três delas produzidas no Cencal. Vão estar também presentes no stand daquela galeria portuguesa obras de Gabriel Abrantes, Eduardo Batarda, Isabelle Faria, Pedro Gomes e de Fátima Mendonça.
A convite da Art Madrid, a Perve Galeria conta ainda com a exposição de uma obra inédita de João Garcia Miguel, que está integrada no programa Art Show. O autor e ex-professor na ESAD irá apresentar uma instalação multimédia interactiva de grandes dimensões, realizada para a feira e designada “O Filho da Europa”.
Nesta apresentação haverá uma performance artística, complementar à obra, onde o artista será acompanhado diariamente pela actriz Sara Ribeiro, em sessões contínuas entre as 18 e as 21h00. A performance conta com a colaboração de Rui Gato (músico e videasta) e Luís Bombico (técnico).
Entre as propostas dos vários galeristas nacionais há nomes que também estão ligados à escola de arte caldense. Entre outros, poderão ser apreciadas na Feira de Arte Contemporânea, na capital espanhola, obras de André Cepeda, Nuno Cera e de Hugo Canoilas.
Segundo a Lusa, que entrevistou galeristas portugueses que vão estar presentes no certame do país vizinho, esta realização continua a ser a primeira porta de saída da arte portuguesa para o exterior.
N.N.