Autores das Caldas colaboraram em busto

0
499
O busto do conhecido historiador resultou do Orçamento Participativo

Autores locais colaboraram na obra de homenagem a José Hermano Saraiva, peça que foi colocada em Leiria

Foi recentemente inaugurado, no Parque Professor José Hermano Saraiva, em Leiria, o busto que representa aquele historiador, famoso pelos seus programas televisivos dedicados à História de Portugal.
A obra resultou de uma proposta que foi a vencedora do Orçamento Participativo de 2021-2022 e custou 21500 euros.
O conhecido historiador nasceu em Leiria, em 1919, e que viria a falecer, em Palmela, em 2012. Esta foi uma homenagem àquela personalidade, que surge doze anos após a sua morte.
A criação desta obra – inaugurada a 29 de junho- foi coordenada pelo escultor Mário Lopes mas a peça contou com a colaboração do caldense Carlos Constantino, o responsável pela modelação do busto.
A obra foi também fundida na Objecto – Oficina de Produção Plástica, situado no Casal da Granja, em Alvorninha. A empresa é dirigida pelo escultor Renato Franco, formado na ESAD.CR, e que inclui outros autores formados na escola de artes caldense. “Neste momento trabalho mais a escultura abstrata”, disse Mário Lopes à Gazeta das Caldas, acrescentando que por isso pediu a colaboração a Carlos Constantino, “um dos melhores modeladores a nível nacional e até europeu”. O responsável, que já participou no Simpósio de Escultura em Pedra das Caldas referiu que o processo relativo à escultura começou em 2022 mas a contratação dos autores foi feita no início de 2024. Sobre a Oficina de Alvorninha, o artista afirmou que “possui excelentes fundidores que têm trabalhado com muitos nomes do mundo das artes de todo o país”. A empresa Pigmento Efémero também colaborou nas fases de produção e de montagem desta obra, cuja inauguração contou com a presença do proponente, do edil leiriense e de um dos filhos do historiador que “ficou emocionado com esta homenagem ao pai”, rematou. ■