Banda Comércio e Indústria já está a ensaiar um reportório jazzístico

0
1152
Gazeta das Caldas
Os ensaios da BCI decorrem às sextas-feiras |Natacha Narciso
- publicidade -

A Banda Comércio e Indústria (BCI) foi convidada a participar no Festival Caldas Nice Jazz e está a ensaiar um repertório jazzístico para apresentar num concerto a 21 de Outubro na estação rodoviária.
As “sementes” do jazz deram frutos também na Orquestra Ligeira Monte Olivett e na Orquestra Juvenil de Óbidos, que gostaram de ter feito parte do festival em edições anteriores, de tal modo que contam hoje com temas de jazz nos seus repertórios.

A BCI ensaia às sextas-feiras à noite. No serão de 6 de Outubro, Gazeta das Caldas acompanhou os músicos do agrupamento para saber como está a ser preparada a participação no Festival Caldas Nice Jazz (CNJ).
“Encher auditórios com jazz não é fácil porque apesar de ser um público crescente, não atrai multidões”, disse o maestro Adelino Mota que organiza há 20 anos o Festival de Jazz do Valado e também colabora na organização do Nice Jazz. De qualquer forma, considera que o Caldas Nice Jazz “está no bom caminho” dado que aprecia a aposta em grupos do género, nacionais e internacionais. O músico sublinhou o facto de ser importante apostar na descentralização dos concertos, levando este género musical a vários espaços públicos na cidade.
“Estamos a preparar um concerto muito especial para o festival”, disse o líder da BCI, que convidou o acordeonista Luís Agostinho (Pica-Milho) que vai tocar dois temas com a sua banda. “É um excelente músico com grande capacidade de improvisação e será por isso um dos solistas convidados”, disse. Haverá também uma cantora convidada numa actuação onde a banda interpretará temas de Chick Corea e fará um tributo a Dave Brubeck.

- publicidade -