Bartolomeu Gusmão mostra “Ritornello”no Museu do Hospital

0
359
Artista plástico tem ateliê no centro das Caldas e ainda ensina pintura e desenho a alunos de escolas locais de 1º ciclo

Natureza e história de arte são as duas grandes influências na obra deste lisboeta, formado na ESAD e que escolheu passar a viver nas Caldas

“Ritornello” é o título da exposição individual de Bartolomeu Gusmão, inaugurada no sábado, 23 de abril, no Museu do Hospital e das Caldas. O autor, de 28 anos, é de Carcavelos e, antes de vir para as Caldas, estudou Artes na António Arroio, em Lisboa. Formou-se, depois, em Artes Plásticas na ESAD, optando por ficar a viver na cidade termal.
Na primeira sala do espaço expositivo, Bartolomeu Gusmão apresenta, numa mesa, vários desenhos dos seus diários gráficos, muitos inspirados pela natureza. Ao fundo há uma obra que o autor explica que pode ser vista como única, e que é composta por seis quadros.
O artista inspirou-se nas ambiências do filme “O sabor da Cereja”, do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, para realizar esta obra onde marcam presença os tons quentes do deserto.
Num outro núcleo, são as linhas e curvas das zonas costeiras que interessam ao artista.
As rochas e o mar são retratadas nas suas pinturas. Estão presentes não só praias da Costa Vicentina, onde Bartolomeu Gusmão passa férias com a família, mas também uma pintura da praia do concelho de Óbidos, do Rio Cortiço, e que é a favorita deste autor.
De novo em ambientes de deserto, segue-se com uma tela com o retrato de um soldado-anjo. “Trata-se de um jovem eslavo, que pintei antes da guerra da Ucrânia, e que agora ainda ganha maior atualidade”, contou o artista, que apresenta vários núcleos nesta sua primeira individual na cidade onde estão presentes “vários caminhos do meu trabalho, como se os visitantes fizessem uma visita ao ateliê”, referiu Bartolomeu Gusmão, que possui o seu espaço de trabalho próximo da Praça de Touros.
Muitos dos desenhos presentes nesta mostra são feitos no parque D. Carlos I ou no Paúl de Tornada. O artista pertence a um grupo de autores que aproveita os espaços naturais da região para se inspirarem e retratarem ambientes. Presente na mostra está também uma grande obra dedicada à natureza e aos animais e que lembra a Amazónia.
Para preparar esta exposição, o autor contou com o apoio do pai, Nuno Gusmão, que é designer de ambientes, além do irmão, Sebastião Gusmão, que está também a tirar o mesmo curso. A mãe, designer gráfica, é a autora do catálogo deste “Ritornello”, onde há também quadros com referências a obras de arte clássicas, que inspiram o artista.
Além de trabalho artístico, Bartolomeu Gusmão leciona desenho e pintura na escola do Avenal e no Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo.
“Ritornello” está patente no Museu do Hospital e das Caldas até ao próximo dia 12 de maio. ■