Bazar animou noite de sábado e já prepara edições futuras

0
242

Iniciativa contou com 62 bancas com oferta variada e atraiu muita gente ao tabuleiro da Praça da Fruta, tanto ao final da tarde, como durante a noite

O tabuleiro da Praça da Fruta recebeu no passado sábado a segunda edição do Bazar à Noite, organização da Silos Contentor Criativo, que atraiu muitos expositores e também muitos visitantes.
“Temos mais cerca de 15% de vendedores do que na edição anterior”, salienta Nicola Henriques, para um total de 62. Ao dispor dos visitantes estava uma panóplia de produtos, desde a restauração a peças de arte, passando pelo artesanato, com roupas, acessórios, produtos naturais, entre muitos outros. “O que estamos a perceber é que cada vez há mais criadores a utilizarem diferentes tipos de linguagem dentro do mesmo género de produto”, nota Nicola Henriques.
O Bazar à Noite também já atrai participantes de outras paragens, como Cartaxo, Lisboa e Porto, refere o organizador, que acredita que a mensagem “está a passar bem”, tanto para quem vem vender, como para quem vem comprar. “Conseguimos cumprir o objetivo primário, que é a ativação do espaço público e, principalmente, da Praça da Fruta”, acrescenta.
O evento agradou a vendedores e visitantes. Cláudia Brás é presença habitual no Bazar à Noite com os produtos da sua loja, Gold Velvet, nomeadamente roupa vintage que produz à mão, assim como alguns acessórios. “O evento é importante porque dinamiza a cidade à noite e dá a conhecer projetos muito interessantes que estão por aí. É muito bom ver essa atividade e tantas caras felizes”, afirma.
Em estreia no Bazar esteve Lindsay Lou, natural do Alasca e que está a residir, há dois anos, no concelho de Rio Maior. “É muito bom só de estar com todas estas pessoas e está a correr bem”, declarou. A artesã trouxe às Caldas produtos de cosmética naturais, assim como misturas de ervas aromáticas, entre outros artigos feitos à mão.
Pedro Oliveira veio com a família aproveitar um agradável serão de sábado à noite e também gostou do que viu. “Acima de tudo é uma iniciativa que traz atividade à noite à cidade. Eventos como este, realizados semanalmente, ou quinzenalmente, davam outra dinâmica às Caldas”, acrescenta.
Entretanto, a próxima edição do Bazar à Noite já está em preparação e a data deverá ser a de 24 de junho. Nicola Henriques acredita que a iniciativa pode continuar a crescer, quer em participantes, quer em periodicidade, e poderá tornar-se mensal. O Bazar à Noite quer, ainda, ser mais abrangente. “Podemos fazer mais e ter melhores projetos, até de outras zonas do país”, salienta. Há perspetivas de, numa das próximas edições, estar um projeto de construção de bicicletas em bambu, “que já é referência nacional e está na defesa plataforma de conservação do cultivo do bambu a nível Ibérico. Queremos trazer essas linguagens da mobilidade suave, que é fundamental para nós, assim como a economia circular, as novas linguagens do digital, porque tem a força da contemporaneidade”, conclui. ■