Biblioteca celebra aniversário aliando livros com dança e música

0
392
Os convidados que partilharam quais são os livros das suas vidas na primeira parte
- publicidade -

A Biblioteca das Caldas celebrou o seu 24º aniversário com música e dança e convidando leitores a falar sobre as suas obras de eleição

A tarde de 4 de dezembro foi de festa na Biblioteca Municipal, com o 24º aniversário daquele espaço. Num primeiro momento, vários leitores foram convidados a partilhar as opiniões sobre os seus livros favoritos. Francisco Correia (leitor da BMCR), Henrique Manuel Bento Fialho (escritor), Joana Tornada (investigadora e professora), Maria João Inácio (aluna 12.º ano Escola Secundária Raul Proença), Umbelina Barros (ceramista), entre outras alunas finalistas das secundárias caldenses que vieram também contar quais são os seus livros prediletos.
Entre as escolhas destes leitores houve um pouco de tudo, desde os clássicos de Eça de Queirós até aos livros infantis. Alguns fizeram questão de sublinhar a importância das bibliotecas públicas para a democracia, como fez a investigadora Joana Tornada. “Para se ter acesso à leitura e ao conhecimento já não era preciso ser rico. Basta vir à Biblioteca e levar os livros pretendidos”. A autora nomeou “O Navegador Solitário”, de João Aguiar, entre os livros prediletos e a bibliotecária Aida Reis recordou que este autor e jornalista, que faleceu em 2010, vítima de cancro, esteve várias vezes como convidado, em sessões literárias, na biblioteca da cidade.
Num segundo momento desta celebração, os participantes foram convidados a percorrer as várias salas da Biblioteca Municipal, pois tinham apresentações especiais. E da visita guiada fizeram parte apresentações de coreografias de dança – dinamizadas por alunas da Escola Vocacional de Dança das Caldas – ou momentos musicais levados a cabo por alunos do Conservatório das Caldas. Um dia diferente, com música e dança, entre livros e que terminou ao sabor de uma fatia de bolo de aniversário.
Aida Reis, que é bibliotecária desde a abertura do equipamento, sublinhou que o edifício necessita de obras de requalificação que vão desde os telhados, pavimentos, iluminação, de melhoria de eficiência energética que já foram identificadas pela autarquia e deverão avançar no próximo ano.
A responsável quis salientar o facto de esta biblioteca, que tem inscritos 13.883 leitores, trabalhar em rede não só na Rede de Bibliotecas das Caldas da Rainha que recentemente passou a contar também com a Biblioteca da ESAD, como também por pertencer à Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste. “Vieram permitir a rentabilização de recursos e a implementação de serviços de maior qualidade no acesso à informação e ao conhecimento junto dos cidadãos”, sustenta Aida Reis, que destaca a existência de um catálogo bibliográfico online (bibliotecas.mcr.pt) que é mais interativo para os utilizadores. Este permite, por exemplo, aos leitores reservar os documentos que pretendem, saber as novas aquisições bibliográficas e os movimentos de empréstimo dos livros. Além do mais, é disponibilizado aos leitores o PressReader, serviço de jornais e revistas em formato digital, que permite aos leitores das 12 Bibliotecas do Oeste, aceder a mais de 3.900 títulos de vários países e idiomas.
Entre os projetos para 2022 conta-se a divulgação do fundo documental do novo espaço da BD e na implementação do prémio de banda desenhada Jorge Machado-Dias. ■

- publicidade -