Biblioteca cheia assinalou Dia mundial da Poesia

0
584
- publicidade -

O Dia Mundial da Poesia foi celebrado a 23 de Março, na Biblioteca, pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas. Esta entidade assinala a data há 16 anos e os seus responsáveis fizeram uma apresentação das suas actividades. Seguiu-se a intervenção da poetisa Lucinda Pratas e a actuação do Grupo de Dança Super Flash, das Caldas, dirigido pela coreógrafa Sónia Luís. As dançarinas apresentaram trechos de Serenata à Chuva e de Fame. Interveio o grupo de poetas de Coruche, Alzira Carrilho, Ernesto Fonseca, Gabriela Rangel, Maria Augusta Ambrósio e Rosário Freitas, seguidos pelos caldenses Filomena Santos e Maria José Ricardo, da Universidade Sénior. Em seguida interpretaram poemas José Valadas, Tânia Leonardo e Joana Cavaco.
Houve também tempo para escutar Iulia Sirbu, que cantou, sem acompanhamento musical, um poema em moldavo e outro em russo, com prévia informação do conteúdo dos poemas. Um deles era relativo à saudade dos filhos relativamente às suas mães ausentes. O tema e a melodia impressionaram a plateia, que aplaudiu sensibilizada.
Seguiu-se a participação do grupo de teatro amador Pessoa, dirigido pela actriz, encenadora caldense, Tânia Leonardo. Foi representado um excerto da próxima peça a estrear Já ligaste a Televisão?, com um quadro, muito divertido, sobre os anúncios televisivos desde os anos 60 até à actualidade, que despertou gargalhadas e aplausos entre o público.
Seguiu-se, por Palmira Gaspar e Jorge Castro, uma homenagem ao músico e compositor Mário Piçarra, recentemente falecido.
A parte poética da sessão terminou com a intervenção de Jorge Castro, membro honorário da Comunidade de Leitores e Cinéfilos.
O encerramento do programa ficou a cargo da Orquestra Juvenil de A-dos-Francos, com cerca de 20 jovens com idades entre os oito e os 22 anos, dirigida pelo maestro Diogo Esteves.

- publicidade -