Big Band da Nazaré encerra concurso de bandas em Vila Franca de Xira

0
420

O Concurso de Bandas do Atebeu Artístico Vilafranquense é um dos mais prestigiados concursos internacionais de bandas filarmónicas que se realizam em Portugal. E este ano a Big Band da Nazaré foi a formação convidada para a gala de encerramento da competição, que se realiza na noite de domingo, dia 29 de Abril, na sala do Ateneu, em Vila Franca de Xira.
O maestro da formação, Adelino Mota, diz que “o convite para a Big Band tem tanto de prestigiante como lhe aumenta a responsabilidade, pois a plateia estará cheia de músicos, maestros e directores das bandas concorrentes”. Mais um ponto a favor de uma formação que já se exibiu nos principais festivais de Jazz em Portugal, bem como em diversos eventos europeus. Da sua história faz ainda parte a gravação de dois CD’s, cujos temas foram já interpretados por nomes como Joana Rios e Jacinta.
Em Vila Franca de Xira a Big Band da Nazaré leva a palco um repertório que abrange “standard’s” de jazz, temas de influência latino-americana e alguns originais de estilo “funk”. Sob direcção de Adelino Mota vão estar Vítor Guerreiro, Margarida Louro, Luís Guerreiro, André Venâncio (trompetes); Reinold Vrielink, Élio Fróis, Luís Pires, Fábio Matias (trombones); Joaquim Pequicho, João Capinha, Nuno Mendes, Wilson Ferreira, Pedro Morais (saxofones); Gonçalo Justino (guitarra); Ricardo Caldeira (piano); Tiago Lopes (baixo); Bruno Monteiro (bateria) e Júlia Valentim (voz).
Na edição deste ano do Concurso de Bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense participam cerca de 20 bandas não só de Portugal, mas também de Espanha, que serão avaliadas por um júri internacional. A gala de encerramento do concurso está marcada para as 21h30.

J.F.