Bordadeiras das Caldas reúnem-se em associação

0
610

alternativabordadosCaldasTrabalhosFoi recentemente constituída a Associação do Bordado das Caldas da Rainha ou Bordado Rainha D. Leonor, uma entidade que reúne nove bordadeiras locais e que agora possui personalidade jurídica.A nova associação tem como objectivo a valorização e divulgação do Bordado das Caldas, a promoção de acções de formação, workshops ou outras actividades que procurem dar continuidade a esta arte.
Para a bordadeira Principelina Louçã, uma das responsáveis da associação, a constituição desta entidade “é o primeiro passo para um caminho de unificação de todos os interesses referentes aos bordados das Caldas”. Na sua opinião, é necessário pensar-se na formação de gente jovem que dê continuidade a esta arte, dado que a maioria das bordadeiras “já tem uma certa idade”.
A associação tem sede no Centro Empresarial do Oeste (edifício da Expoeste) e é uma “pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, tendo por objecto social defender, valorizar e promover, com identidade própria, os bordados das Caldas da Rainha, das quais os panos bordados com camaroeiros, pelicanos, coroas, filigranas, passarinhos e carinhas, são as peças e os símbolos mais emblemáticos”.  N.N.