Bordados das Caldas chegam à cerâmica

0
89
Mónica Correia, formada em Artes Plásticas e em Restauro, coloca elementos identitários caldenses nas suas peças

As carinhas, volutas e pássaros, pontos típicos do bordado local decoram peças de faiança, pintadas à mão, por casal de autores da Loja do Ca..lho

Os pontos típicos dos Bordados das Caldas estão, agora, presentes em peças de faiança. Foi esta a ideia de Mónica Correia e de Pedro Silva, casal de responsáveis pela Loja do Ca..lho, situada na Rua da Liberdade e que surgiu durante o confinamento.
Há vários gatos, andorinhas, peças para colocar lãs e corações de pendurar, decorados com os tons ouro, típicos do tingimento com chás, tal como se fazia nos tempos da Rainha D. Leonor e suas aias.
A autora contou com a ajuda da bordadeira Idalina Lameiras, especialista em Bordado das Caldas, que a auxilou no desenvolvimento desta coleção, em que se aliam duas tradições caldenses: a cerâmica e o bordado.
Mónica Correia formou-se em Artes Plásticas na ESAD e posteriormente em Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar. Em 2016 abriu, com Pedro Silva, a Loja do Ca…lho onde se dá primazia a peças de cerâmica, apostando em elementos da identidade local.

“É possível inovar sem perder a tradição”

Mónica Correia

Não falta “os das Caldas”, de todos os tamanhos, cores e feitios e há um sem número de outras propostas desde sardões a cisnes – brancos ou negros, tais como os que vivem no Parque D. Carlos I – representados com asas de couve.
Nesta loja podem ser adquiridos bolos secos e cavacas, cujos vidrados os fazem parecer reais. Também há peças onde os falos surgem representados tomando banho nas típicas banheiras termais. Ainda estão presentes em canecas, de forma mais realista ou mais figurada. Segundo Mónica Correia, são a peça que é mais vendida entre quem visita a cidade termal e vai à Loja do Ca..lho para levar uma recordação da localidade.
Ideias para novos projetos não faltam a este casal de autores, que decidiu apostar forte numa coleção onde as tradições locais são o mote principal aliando cores e formas inovadoras. ■