Aurélien Lino é o autor da banda sonora do filme de animação “A Boneca de Kakfa” que foi gravada no CCC e agora premiada no Festival Ávilacine
O músico e compositor caldense, Aurélien Vieira Lino foi o responsável pela banda sonora original do filme “A Boneca de Kafka”, que foi considerada a melhor no Festival Nacional de Curtas Metragens que decorreu recentemente na cidade espanhola de Ávila. Esta foi a 12ª edição deste festival que se destina a distinguir os melhores filmes feitos em Espanha. A esta iniciativa podem concorrer curtas-metragens espanholas de filmes, documentários em imagem real e de animação.
“Foi muito bom receber esta distinção já que concorreram vários géneros de filmes”, disse Aurélien Vieira Lino à Gazeta das Caldas. O músico deslocou-se a Ávila para receber esta distinção, a primeira internacional para este filme que já tinha tido a BSO nomeada noutros festivais que se realizam pelo mundo.
O caldense, que chegou a dirigir o Conservatório de Música das Caldas, teve a oportunidade de conhecer realizadores e alguns atores, realizando contactos que “são sempre bons para futuros trabalhos”, referiu.
Segundo o músico, nos festivais “é muito raro haver prémios para categorias tão específicas como a música ou o som” e, por isso, o reconhecimento dos temas originais criados para “A Boneca de Kafka” é tão importante.
A animação, de dez minutos, teve a sua BSO gravada nos dias 23 e 24 de outubro de 2021, no CCC. Os temas do filme foram gravados com um quarteto de cordas, piano e contrabaixo.
“A Boneca de Kafka” é da autoria de Bruno Simões, realizador que se formou na ESAD.CR e que tem o seu próprio estúdio de animação em Barcelona. Um dos co-produtores deste filme também é espanhol.
“A Boneca de Kafka” baseia-se numa história referente à altura em que o escritor viveu em Berlim. Num dia de passeio, num parque, o escritor checo encontra uma rapariga chorosa por ter perdido a sua boneca preferida.
O autor explica-lhe que ela teria viajado e então passa a escrever à rapariga, assumindo assim a personalidade da tal boneca viajante.
O filme tem integrado festivais nacionais e internacionais e também já foi distinguido. A curta-metragem tem marcado presença em iniciativas em vários países da América Latina até aos Países de Leste, além de ter feito parte da seleção oficial de vários festivais de cinema lusos.
Já foi finalista num festival norte-americano e vencedor de Melhor Filme de Animação e Melhor Filme de Ficção em dois festivais em Espanha. Bruno Simões, formado na escola de artes das Caldas, tem trabalhado no mundo da animação e também fez parte das equipas de filmes como Harry Potter, Prometheus, Skyfall, Doctor Strange, X-Men, Rio, Ice Age, entre outros.
Música para cinema e no palco
Além da música para cinema, Aurélien Lino também faz música para outras áreas, como a publicidade. Neste momento, encontra-se a trabalhar para a Mercedes, Moda Lisboa e para a Costa Terra. Em final de junho, o compositor caldense irá gravar novas bandas sonoras para dois filmes de animação produzidos pelo Studio Kimchi (direção Bruno Simões) e que foram encomendados pela ONG Southeastern Guide Dogs, sediada na Flórida, nos EUA. O ano passado, o filme de animação dessa ONG com o qual Aurélien Lino também gravou a banda sonora, ganhou prémios pelos Estados Unidos, “e está agora a concorrer a nível nacional como melhor spot de publicidade/filme institucional”, contou o músico. O caldense ainda faz parte de grupos como o Quarteto de Jazz Solaris, grupo que se dedica à música original e a arranjos de autores portugueses (Jorge Palma, Zeca Afonso, Sérgio Godinho). Meu e Teu é o grupo de rock português de originais do qual o caldense também é produtor. “Fui agora contratado pela Câmara Municipal de Lisboa para sonorizar e fazer a música original do vídeo de candidatura da Câmara Municipal de Lisboa a Capital Europeia de Inovação”, contou o músico. Anteriormente o músico caldense foi o responsável pela produção do som e música do filme de apresentação da Câmara Municipal de Lisboa ao Websummit 2021. Aurélien Lino mantém-se ligado à sua terra natal pois tem cá família. ■