É já na quinta-feira da próxima semana, dia 26 de Maio, que começa o Caldas Late Night (CLN). Esta é a 20ª edição desta iniciativa, que se vai estender até ao dia 28 e que é organizada anualmente por alunos da escola de artes caldense.
O evento vai contar, como é habitual, com exposições, concertos e intervenções artísticas que terão lugar no espaço público e nas próprias casa dos participantes. Há aliás um espírito de voltar às raízes pois o tema escolhido para este ano é “Retrospectiva”.
Marina Lobo, uma das organizadoras desta edição, diz que gostaria de destacar mais a parte cultural e menos o aspecto da festa.
Uma novidade deste ano é o registo da própria marca de modo a que o CLN “possa continuar associado aos alunos à ESAD e à cidade”, disse Marina Lobo, que considera que celebrar 20 anos é um acontecimento importante.
No ano anterior, “o CLN viveu uma depressão, colocou-se em causa” e agora com “Retrospectiva” pretende-se que o evento possa “guardar o melhor que lhe aconteceu no passado e desta forma poder crescer no futuro”, disse.
Ao todo há 117 inscrições para esta 20ª edição que está a ser organizado por quatro jovens de Artes Plásticas, de Design de Ambientes, Design Gráfico e de Som e Imagem. Têm idades entre os 19 e os 23 anos e são de Lisboa, Coimbra, Guarda e Braga.
Garantidos estão a habitual Guerra de Almofadas e ainda o escorrega (feito numa manga plástica) que é colocado na Rua da Ilha. Ontem, 19 de Maio já houve uma iniciativa “Warm up CLN – Retrospectiva X ReSeclar” na ex-Secla que inclui um concerto e uma feira de autor. No dia 25 de Maio está previsto um Sunset que terá lugar no Parque D.Carlos I e já está também marcada a festa de arraial popular que terá lugar a 27 de Maio na Rua Leão Azedo.
Este evento relacionado com a divulgação artística atrai muita gente de fora da região que, durante três dias terá oportunidade de contactar com várias formas de arte e de expressão. O CLN só terminará a 28 de Maio quando o sol raiar, já domingo, com a habitual festa que este ano se muda da ESAD para as instalações da Secla.







