Caldas Late Night está de regresso em três dias de junho

0
373
Uma das diversas exibições do evento em anos anteriores

Evento está de volta à cidade depois da paragem de dois anos, forçada pela pandemia de covid-19. Regressará em força nos dias 9, 10 e 11 de junho

A 25ª edição do Caldas Late Night (CLN) volta à cidade nos dias 9, 10 e 11 de junho, após dois anos de interregno, motivado pela pandemia de covid-19.
O evento acontece desde 1997 nas Caldas da Rainha e é organizado anualmente pelos alunos da ESAD, sendo uma iniciativa de culto junto da comunidade escolar da cidade.
Durante esses dias, os estudantes mostram os seus trabalhos artísticos, abrindo as suas casas ao público ou fazendo apresentações em espaços públicos.
Este evento, que atrai público de todo o país, dá a oportunidade de contactar com o universo artístico dos jovens da escola de artes caldense, e que se encontram a frequentar os cursos que ali são lecionados. Em muitos casos, esta é a primeira apresentação que os futuros artistas dispõem para mostrar o potencial junto do público.
Este ano, não haverá festa final pois pretende-se “recordar o espírito inicial do evento ligado às apresentações das obras dos participantes”, disse Inês Faria, uma das organizadoras do evento, à Gazeta das Caldas.
Este ano, vão participar no Caldas Late Night autores das mais diversas áreas, desde as artes plásticas, performativas, design, multimédia e haverá também da música. Marcarão presença não só alunos como também antigos estudantes e vários autores que desenvolvem o seu trabalho na região.
O CLN conta com o apoio do poder local, sobretudo da Câmara Municipal das Caldas e da União de Freguesias de Caldas – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório. Segundo foi possível apurar, as apresentações decorrerão, sobretudo, no centro da cidade e no Parque D. Carlos I.
Já se realizaram algumas iniciativas relacionadas com este evento que transforma a cidade num único espaço expositivo, contando com a apresentação de propostas artísticas e culturais no espaço público, em bares, cafés e restaurantes e principalmente nas casas e nos estúdios dos artistas.
O CLN de 2022 já teve vários momentos: uma exposição de trabalhos na escola que teve lugar em março, o segundo evento decorreu em dois fins de semana de abril e que se designou “Ó da Casa”. Segue-se um terceiro momento que decorrerá entre os dias 23 e 27 de maio.
Até ao dia 15 de maio, os interessados em apresentar projetos neste evento poderão fazê-lo contactando a organização e quem quiser poderá ceder também o seu espaço comercial para receber apresentações artísticas dos participantes.
O Caldas Late Night “é um momento de união entre autores e a comunidade”, disse a organizadora deste evento, que se realiza há 25 anos e onde os participantes defendem que “a arte, por sua natureza, é para todos”, rematou Inês Faria. ■
nnarciso@gazetadascaldas.pt