Caldense Isabel Costa ganha prémio para criar nova peça de teatro

0
439
A caldense interpreta uma jovem revolucionária que quer combater Hitler
- publicidade -

Atriz e criadora recebeu prémio de criação e faz parte do elenco de peça em cena no Porto

“Estética Resistência e Melancolia” é o espetáculo que inclui, no elenco, a atriz caldense Isabel Costa e que está em cena até 10 de abril, no Teatro Nacional de São João, no Porto.
A peça, do dramaturgo Rui Pina Coelho, é encenada por Gonçalo Amorim, diretor artístico do Teatro Experimental do Porto. Segundo Isabel Costa, esta última é a companhia mais antiga do país e que este ano está a celebrar o seu 70º aniversário. Neste espetáculo, “Estética Resistência e Melancolia”, a caldense é uma jovem revolucionária que, em finais da década de 1930, se passeia com dois amigos pelos museus de arte em Berlim, para discutir estratégias para combater o Hitler. Estas surgem-lhes através da observação de obras de arte.
No final de 2021, Isabel Costa ganhou a Bolsa de Criação Espaço do Tempo BPI Fundação La Caixa, que é atribuída a novos criadores. Ganhou com o projeto “O Som e a Fúria”, a sua terceira encenação e que vai estrear em 2023. O espetáculo será construído a partir do romance homónimo de William Faulkner e que fala sobre uma família, em decadência mental e económica, que vive no sul dos Estados Unidos e onde os seus elementos se sentem desajustados do mundo, misógino e racista. “O romance foi escrito após uma guerra a que se seguiu uma pandemia. Quero pegar neste romance e fazer um espetáculo sobre o que se passa hoje, 100 anos depois”, rematou Isabel Costa que contará com a caldense Joana Subtil, na construção do cenário da nova peça “O Som e a Fúria”.

- publicidade -