Caldenses participaram em intercâmbio cultural na cidade brasileira de Santo Amaro da Imperatriz

0
1011
Gazeta das Caldas
A comitiva portuguesa foi convidada para uma “noite imperial” que decorreu no Hotel Termal | D.R.

Uma comitiva caldense, composta pela vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira, o maestro Adelino Mota e a ceramista Umbelina Barros, esteve em Santo Amaro da Imperatriz (Brasil) a participar num intercâmbio cultural, entre os dias 6 e 11 de Novembro. Trata-se de mais uma acção promovida no âmbito da geminação entre os dois municípios e que deverá ter continuidade com a vinda de uma comitiva brasileira às Caldas no próximo 15 de Maio.

 

“Cidades Irmãs” intitula o monumento de perto de três metros de altura que a ceramista Umbelina Barros criou, durante a sua estadia em Santo Amaro da Imperatriz, e que será colocado frente ao hotel termal daquela cidade no próximo dia 15 de Janeiro, data em que se assinala a festa de Santo Amaro.
A ceramista caldense, que trabalhou num atelier cedido por Taninha, uma oleira local, criou uma peça que é encimada por uma coroa, numa alusão à rainha D. Leonor e à imperatriz Teresa de Bourbon (esposa de D. Pedro II). A peça tem uma pomba que simboliza o Espirito Santo, uma alusão aos 200 anos da fundação da estância termal, bem como as palavras “Caldas, Imperatriz, cidade, termal, irmãs”. O monumento tem também uma bilha e irá, simultaneamente, servir de fontanário, por onde sai água termal.
Apesar da chuva, que impediu que o barro secasse ao natural e obrigasse a ceramista a recorrer, por exemplo, ao maçarico, Umbelina Barros deu a peça por concluída no domingo (último dia) pelas 19h00, o que lhe permitiu ainda assistir ao concerto luso-brasileiro, liderado pelo maestro Adelino Mota.