A Feira de São Bernardo está de regresso a Alcobaça, entre os dias 19 e 22 de agosto, com um cartaz no qual figuram nomes sonantes, como Carolina Deslandes e Tony Carreira. A feira decorre entre o Rossio e a Cova da Onça, que vão ser unidos pelo “Caminho do Amor”, na rua D. Pedro V. Este ano representa um “ponto de viragem” para a feira secular celebrada em homenagem ao santo padroeiro da cidade.

O programa de eventos, revelado pela Câmara de Alcobaça, é vasto e diversificado, com ofertas culturais e de lazer mais tradicionais e outras mais modernas que se prolongam até à madrugada, com animação suficiente para compensar pelos dois anos em que a feira não pôde acontecer nos moldes habituais. Retomando a lógica de “Palco no Rossio”, o espaço em frente ao Mosteiro de Alcobaça vai receber os concertos de Carolina Deslandes (19 de agosto), Carlão (20 de agosto), Gisela João (21 de agosto) e Tony Carreira (22 de agosto), que começam a partir das 22 horas e são de entrada livre.

Já as restantes atividades têm lugar no espaço envolvente à Cova da Onça, devido às obras a decorrer no Pavilhão Multiusos, no local do antigo MercoAlcobaça, onde a feira se costumava realizar há vários anos. O espaço recebe a habitual mostra de atividades económicas, de artesanato e a venda ambulante, juntamente com os divertimentos e carrosséis, que vão estar abertos entre as 19 horas e a uma hora da manhã nos dias 19 e 22 (dias de semana), e entre as 15 horas e a uma da manhã no fim de semana. É ainda neste espaço que vai ser montado o “Palco Cova da Onça”, onde artistas locais e djs vão atuar todos os dias até às quatro da manhã.

Um destaque deste ano é o “Caminho do Amor”, a cargo do atelier O Cubo, instalado na rua D. Pedro V, que liga o Rossio à Cova da Onça, e que corresponde a uma experiência imersiva e sensorial, com luz, música e poesia, evocando o amor imortal entre Pedro e Inês. A dispersão da feira por dois locais contíguos marca um “ponto de viragem em relação à fórmula usada em anos anteriores”, afirma o presidente da câmara municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Em relação às atividades desportivas e equestres, no feriado municipal (20 de agosto) realiza-se o 2.º Circuito de Ciclismo de São Bernardo, com partida marcada para as 17 horas na Praça João de Deus Ramos. Este ano regressa também a Alcobaça Equestre, que vai na 21.ª edição.

Pode consultar o programa completo aqui.

A Feira de São Bernardo, que se celebra em honra a Bernardo de Claraval, impulsionador da Ordem de Cister, realiza-se anualmente no mês de agosto, em Alcobaça, desde a Idade Média. Começou por ser um “pequeno encontro” de lavradores e artesãos que levavam para Alcobaça mercadorias para trocar ou vender, ou ainda para oferecer ao monge cisterciense, de acordo com relatos históricos. Ao longo dos séculos, a feira, que teve várias localizações, entre as quais ambas as atuais, foi-se modificando profundamente e registando altos e baixos, com períodos de maior afluência e outros de maior declínio. Porém, desde há muito que se afirma como um momento incontornável do ano para os alcobacenses, onde se reúnem milhares de pessoas, entre conterrâneos e emigrantes, e outros que tais.