Cantora de ópera e pianista surpreendem público nos Pimpões

0
803
Gazeta das Caldas
O pianista e a cantora demonstraram grande profissionalismo
- publicidade -

O repertório que a soprano caldense Rita Marques irá apresentar na Operalia em Agosto foi testado com sucesso nos Pimpões. A actuação da cantora, acompanhada ao piano por Tiago Mileu, decorreu no passado domingo, 22 de Julho e agradou ao público caldense que no final da actuação aplaudiu de pé e pediu mais. A resposta foi positiva, tendo Rita Marques entoado mais dois trechos operáticos.

“Gosto da proximidade com o público que esta sala permite”, disse a cantora, no final da actuação, que acabou por ser uma espécie de ensaio geral para o concurso onde vão competir 40 cantores de ópera oriundos de 24 países.
A intérprete, que tem sido distinguida nos concursos relacionadas com este género musical, actuou de forma alternada com os temas a solo escolhidos pelo pianista Tiago Mileu. O músico escolheu temas de compositores das mesmas nacionalidades que os autores das óperas.
O espectáculo arrancou com Je suis Titania da ópera Mignon de Ambroise Thomas. Depois desta ária, Tiago Mileu interpretou L’Isle Joyeuse de Claude Debussy, tendo-se seguido Ou va la jeune Hindoue, trecho da ópera Lakmé, de Delibes, estreada em 1883.
Logo aos primeiros temas, a cantora e o pianista conquistaram o público. Rita Marques mostrou o virtuosismo da sua voz que consegue um amplo leque de timbres e que deixa antever uma boa prestação da caldense no Operalia.
Tiago Mileu, que acompanhou recentemente a cantora no 10º Concurso de Canto da Fundação Rotária Portuguesa, também superou as expectativas, sobretudo ao interpretar Fantasia Baetica do espanhol Manuel Falla, um tema de grande exigência técnica que data de 1919.
Seguiram-se mais duas áreas de Mozart que foram intercaladas pela interpretação do tema Fantasia em Ré Menor do mesmo compositor, um fragmento de uma composição de Mozart que data de 1782.
E ninguém queria que o espectáculo terminasse. Não faltaram as ovações de pé e os habituais “Bravos!”. Os aplausos fizeram com que os intérpretes regressassem para mais duas árias: Caro mio ben (árias antigas) e La Danza (tarantela napolitana).
A cantora ficou ainda agradavelmente surpreendida quando no final da actuação os responsáveis dos Pimpões surgiram com um bolo de aniversário para que pudesse celebrar o seu 28º aniversário com o público.
À Gazeta das Caldas a cantora afirmou que sempre que lhe é possível “arranjo maneira de actuar na minha terra natal”. Diz que aprecia a proximidade com o público, como é o caso destes espectáculos mais intimistas. Mas não se intimida ao actuar perante 20 mil pessoas, tal como aconteceu quando dividiu o palco do Altice Arena a convite de Plácido Domingo.
Rita Marques tem actuado com Tiago Mileu em vários recitais desde Março passado, altura em que foi premiada pelos Rotários. O pianista também estava feliz e teceu elogios à parceria que estabeleceu com a cantora e que corre de vento em popa.
Os dois intérpretes leccionam em escolas das Caldas e de Óbidos e estão a preparar actuações com diferentes músicos.

- publicidade -