Há uma caldense de 25 anos que vive na Suíça e que gravou recentemente o álbum “Hell on Earth”
A caldense Inês Matos, conhecida como IMA, de 25 anos, vive em Avenches, na região francófona da Suíça. A jovem – que viveu na sua terra natal até aos 12 anos, ainda concluiu o 6º ano na Escola D. João II – também se dedica à música e, recentemente, lançou o álbum “Hell on Earth”, que faz referência ao inferno na Terra. “Faz alusão ao meu primeiro single, homónimo, que fala de uma relação menos positiva com um rapaz e que a fez desejar trazer o inferno à Terra “pelo mal que ele me fez”.
IMA dedica-se às sonoridades dark pop, neo-soul, pop e R&B, e diz que as letras e instrumentais “se encaixariam em filmes e também em séries”.
Neste disco, a caldense trabalhou com o produtor Argodahitmaker (Argo) e com “os incríveis guitarristas portugueses K4po (Fábio Torres) e Slen (Gabriel Lemos)”.
A caldense gravou a sua primeira canção aos 14 anos. “Escrevi e gravei uma música dedicada ao meu irmão Flávio de Matos, que faleceu. A música falava sobre ele, sobre a nossa relação e a saudade que sinto”, contou a autora. “Hell on Earth” reúne canções sobre relacionamentos, pensamentos e experiências pessoais. “Tudo foi escrito por mim em diferentes momentos da minha vida, em que escrever, me ajudou a enfrentar os problemas”.
Canções como “Lost You” abordam a separação, “Pull the Trigger” é sobre uma relação tóxica. Também há canções felizes como “3 AM”, que fala de alcançar objetivos e “Highway of Pleasure” ou “Eden”, dedicadas ao tema de conhecer novas pessoas.
IMA gostaria de dar a conhecer as suas canções em Portugal, e sobretudo nas Caldas. “É mesmo um sonho de infância”, referiu a cantautora
Inês Matos contou também à Gazeta das Caldas que cresceu
rodeada de música, com tias e primas que dançavam em cada jantar de família. Além disso, “tive a sorte de ter primos e tios com vozes lindas para o fado, que me inspiravam e incentivavam a cantar”, contou.
Desde cedo começou a cantar nos concertos de amigos da sua mãe, que atuavam em bares das Caldas e arredores.
”Foram as minhas primeiras experiências no mundo da música, e fico feliz que tenham acontecido no sítio onde nasci”, referiu a cantora que se orgulha de ser caldense e sempre que pode vem de férias para ver a família e recarregar energia.
“Já levei alguns amigos daqui, que adoraram as Caldas da Rainha e a hospitalidade dos caldenses!”,rematou a artista. Inês Matos concluiu os seus estudos superiores em 2022 e agora trabalha na administração da HEIG-VD, uma escola superior de engenharia e gestão. ■